Coronavírus: 8 estratégias para não perder pacientes no período de quarentena
Em 2020 o mundo foi tomado pelo novo coronavírus que causou uma desestabilidade em todo o mercado. A crise política e econômica que se instalou no Brasil e que foi potencializada pela pandemia, trouxe desafios para toda população, inclusive no setor de empreendedorismo odontológico. Confira neste artigo o que fazer para não perder seus pacientes neste período.
Devido ao isolamento social, muitos negócios fecharam ou passaram a abrir seguindo o modelo de medidas restritivas do governo. Porém, alguns empreendimentos foram considerados como essenciais para a vida e manutenção da saúde na comunidade. Os consultórios odontológicos são um exemplo disso.
No entanto, tais medidas restritivas podem diminuir a quantidade de pessoas que vão até um consultório odontológico, causando assim inúmeras perdas financeiras.
O que é interessante de se fazer nesse período, é fidelizar os pacientes que já estão fazendo algum tipo de tratamento, além de apresentar aos demais todas as medidas de segurança necessária que seu consultório está tomando para evitar a propagação do vírus.
Existem algumas estratégias que funcionam para fidelizar esses pacientes neste período, como por exemplo, oferecer um convênio odontológico ou um plano dental empresarial. Esses recursos mostram como você pode ser flexível quanto a forma de pagamento e o quanto prioriza a saúde de seus pacientes.
Seguir as medidas de segurança contra a contaminação do coronavírus não é uma estratégia apenas voltada aos seus pacientes, mas também uma prevenção da sua saúde.
Algumas recomendações de higiene são gerais, como: lavar bem as mãos com água e sabão sempre que tocar em alguma superfície não esterilizada; quando não puder lavar, usar álcool gel; ao sair de casa e ter contato com as pessoas fazer o uso máscaras.
Porém, os profissionais odontológicos, por tratarem diretamente da principal fonte de transmissão, precisam de cuidados mais específicos. Mas como devem prevenir-se?
Biossegurança, como se prevenir no Covid-19
O Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP), produziu um manual de biossegurança para proteção dos cirurgiões-dentistas, auxiliares e técnicos de saúde bucal e seus pacientes.
O documento promove higienização e proteção para prevenir infecções durante o atendimento, mas mesmo assim o recomendado é evitar consultas quando não for em caso de emergências.
O manual está sendo seguido tanto por consultórios particulares quanto para clínicas que atendem por meio de plano odontológico.
Lembrando que os pacientes contaminados podem ser sintomáticos ou não, mas independente da situação todos possuem elevada carga viral nas vias bucais. Por isso, é importante realizar os atendimentos considerando que todos possam estar contaminados.
Para isso, você precisa seguir algumas medidas:
- Higienize as mãos
Mesmo dentro das orientações genéricas, para o profissional de saúde bucal, esse hábito deve ser mais frequente ainda, realizado:
- antes de entrar em contato com o paciente;
- antes de realizar qualquer procedimento;
- após exposição de saliva ou sangue;
- após atendimento ao sair da sala;
- antes e depois de contato com paciente ou qualquer superfície não esterilizada.
- Confira informações com paciente
Entre em contato com os pacientes agendados para conferir o estado de saúde deles, e certificar se apresentam algum sintoma como: gripe, tosse, coriza, espirros ou febre.
Nesse caso, ou em alguma situação não emergencial, é recomendado desmarcar a consulta por hora.
- Utilize máscaras
Também se encontra nas instruções gerais, porém ao receber o paciente deve instruí-lo de usar a máscara e tirá-la somente durante o atendimento.
O correto é deixar a máscara guardada em um saco descartável nesse momento e assim que for finalizado, deve colocar novamente.
- Faça atendimentos individuais
Instrua seu paciente a vir sozinho para o atendimento, sendo permitido somente a entrada dele no consultório para evitar qualquer tipo de aglomeração.
Em caso de paciente menor de idade, é recomendado que o acompanhante aguarde na recepção.
- Evite contato com os objetos do paciente
Você pode orientar seu paciente a não levar para dentro do consultório nada além do essencial. Peça para que evite manter na sua clínica o uso de bolsas, mochilas, pastas etc. Uma vez que esses objetos podem conter o vírus em sua superfície.
- Evite filas
Certifique-se de fazer agendamentos em horários espaçados, levando em consideração os possíveis atrasos, para evitar pacientes aguardando pelo atendimento. Além de considerar o tempo que levará para higienizar o consultório para a segurança do próximo paciente.
Assim como deve-se evitar que acompanhantes fiquem dentro do consultório, é bom impedir que tenham pessoas na sala de espera.
- Disponibilize bochechos
Para diminuir a carga de microbiana na cavidade bucal, você pode disponibilizar uma solução de bochecho para que seus pacientes usem antes do atendimento.
- Faça procedimentos internos
Deve ser feito uma desinfecção de todas as superfícies das áreas do consultório após todos os atendimentos.
Além disso, é recomendado que todos os profissionais presentes usem aventais, gorros, óculos de proteção, viseiras, luvas e respirador PFF-2/N95 para prevenção de contaminação dos pacientes.
Lembrando que o trabalho do dentista é de alto risco por ter contato com a via oral dos pacientes e pelo contato com a saliva, por isso é imprescindível seguir as recomendações feitas.
O conjunto de ações de prevenção são essenciais para a saúde e bem estar tanto dos pacientes quanto dos profissionais. Quanto mais for possível minimizar os riscos, melhor para a proteção do ambiente e para a qualidade do serviço prestado.
Prospecção de clientes
O momento de pandemia é difícil para todos, mas este período pode ser usado para colocar algumas práticas que agregam valor em ação, conquista mais clientes, envolve a equipe e fideliza pacientes.
Além disso, tornou-se perceptível o quanto um gerenciamento de crise é importante para garantir a segurança da sua clínica, afinal, ninguém estava esperando por esse momento.
Para garantir o envolvimento e eficiência da sua equipe e manter seu negócio ativo, você pode:
- organizar processos internos;
- fazer reuniões remotas diárias com a equipe;
- inserir softwares para digitalizar processos.
Aplicações do Marketing Digital
Inserir técnicas do marketing digital garantem o crescimento da sua clínica, auxilia na fidelização e relacionamento dos seus pacientes, aumenta a visibilidade e presença digital, além de transformar o seu negócio em autoridade no seu segmento. Muita coisa boa, né?
Existem vários métodos de como aplicar o marketing digital. Colocar em prática o marketing de conteúdo é uma delas. Entender qual é o seu público e criar um conteúdo relevante para ele é essencial nesses casos.
Utilize as redes sociais a seu favor. Faça bate-papos, lives, pergunte ao seu público quais as principais dúvidas que possuem, o que gostariam de entender melhor e abuse da criatividade criando matérias que sejam pertinentes para sua persona.
Mas atenção: utilize técnicas de SEO para garantir um melhor rankeamento no Google e ser ainda mais acessado pelos seus futuros pacientes. Usar palavra-chave como “plano odonto empresa”, “dentistas” ou “preços de dentistas”, pode te ajudar a conseguir chegar até seu público alvo.
Mesmo com o isolamento, o mercado continua evoluindo e exigindo inovação, então fique atento às dicas para estar sempre à frente.
Este artigo é um post de convidado e não reflete necessariamente a opinião da Radio Memory sobre o assunto. Conteúdo produzido por Giulia Vaz, redatora na empresa Ideal Odonto