Profissional utilizando exames digitais em se smartphone e notebook.

Entenda por que é hora de parar de imprimir exames odontológicos

A evolução digital na radiologia odontológica permitiu que novas formas de capturar imagens e produzir exames fossem transformadas para o bem-estar de todos.

O surgimento de novas tecnologias, equipamentos e processos digitais, levantam debates acerca da necessidade dos exames e radiografias impressas, ainda muito solicitados pelos Cirurgiões-Dentistas.

A saúde 4.0, uma vertente muito falada na atualidade, prega a digitalização dos processos e suas vantagens no diagnóstico e tratamento das mais diversas especialidades.

Essa é uma constatação inevitável e já perceptível: a substituição das desnecessárias impressões pelo compartilhamento online e visualização interativa, através dos pixels e telas disponíveis nos mais diversos formatos e dispositivos que nos cercam.

Acha que estamos falando de um futuro ainda distante? Está enganado.

Continue lendo esse artigo e entenda o porquê está mais do que na hora de substituir esse processo já antiquado de solicitar e distribuir exames impressos.

Por que preferir exames digitais?

Felizmente, com o auxílio da tecnologia a radiologia odontológica evolui dia após dia, trazendo inúmeros benefícios ao trabalho de dentistas e radiologistas.

Confira a seguir algumas vantagens proporcionadas pela radiologia odontológica digital:

Poupa espaço físico

Se você se sente refém da necessidade de manter vastos arquivos físicos para armazenar e organizar documentações de centenas de pacientes, você sabe que esse processo gera custos:

  • aluguéis maiores;
  • serviços de manutenção e limpeza;
  • além da preocupação com a segurança e integridade no acesso aos documentos.

Para mudar essa realidade, saiba que a radiologia digital é uma ótima alternativa.

Com a utilização de um bom sistema integrado à nuvem, como o iDoc, todas aquelas pilhas de papéis, filmes radiológicos e caixas de modelos de gesso, deixarão de existir.

Além disso, você não corre riscos de perder ou danificar nada, além de economizar espaço em sua clínica.

Sendo assim, tenha seus exames armazenados de forma segura, melhorando o ambiente e a produtividade de sua clínica.

Exclui a necessidade de realizar várias radiografias

Para os dentistas que trabalham com planos de saúde, existe a necessidade de enviar radiografias para confirmação do procedimento.

Nesse caso,  o dentista realiza na maioria das vezes dois tipos de radiografias: uma para enviar para o plano e outra para manter no consultório. 

No caso da radiologia digital, só é preciso realizar uma radiografia e, a partir disso, pode-se compartilhar de forma protegida, apenas para as partes envolvidas no tratamento, de forma rápida e simples.

Agilidade na entrega

Em um fluxo tradicional, o paciente começa a realizar o exame, em seguida os laudos e diagnósticos são realizados e só então é feita a impressão e triagem para entrega.

Somente após todo esse fluxo o cirurgião-dentista analisará o exame, desconsiderando urgências e emergências, é claro. Mas até estes casos podem ser impactados por atrasos e etapas desnecessárias ao longo desse processo.

Hoje, as tecnologias e integração de processos bem estruturados permitem que dentistas tenham acesso a diagnósticos radiológicos de forma quase simultânea, à medida que estes estão sendo produzidos e liberados digitalmente pela equipe de radiologia, praticamente em tempo real..

Além disso, a telerradiologia aprimorou as atividades na radiologia odontológica.

Com ela, é possível ter a elaboração de laudos dos exames de imagem a distância — a equipe técnica realiza a captura das imagens bucais do paciente e depois as envia pela internet para seu Centro de Laudos ou Radiologista especializado.

Portanto, vemos que esse método agrega mais agilidade e confiabilidade em diversos padrões que não exigem a necessidade de especialistas que em muita das vezes são difíceis de acessar

Humaniza o atendimento

Por incrível que pareça, digitalizar processos não significa a substituição imperativa de toda interação humana por robôs e automações.

Além disso, a experiência do paciente é um importante indicativo a ser considerado.

Além disso, mais do que nunca, é necessário humanizar o atendimento em todos os níveis – e é possível contar com  tecnologia como aliada nesse processo.

Com o poder que hoje se tem na segmentação de dados, apostar em um atendimento personalizado, pesquisas de satisfação, prontuários digitais e na gestão de exames e consultas de forma online são boas soluções que além de otimizar sua produtividade, encantam e envolvem o paciente ao longo de um tratamento.

Desvantagens das radiografias impressas

É inegável que a aplicação do Raio-X Digital agregou inúmeros benefícios aos tratamentos odontológicos e hoje já estamos muito mais avançados do que há décadas atrás.

A possibilidade de realizar diagnósticos odontológicos com auxílio da computação foi uma verdadeira revolução.

Além disso, os avanços da internet, especialmente após uma pandemia, podemos observar como a transformação digital impactou os hábitos de consumo e trabalho.

Atributos como um atendimento personalizado e presença digital marcante se tornaram essenciais no mercado atual.

Do mesmo modo, os pacientes não querem ficar por aí carregando pastas. Profissionais Radiologistas e Cirurgiões-Dentistas não querem ter custos e preocupações extras com a disponibilização de mídias físicas (impressões, CDs, etc).

Vivemos a Era da Informação, dos serviços em nuvem. Então, por que imprimir?

Entenda agora os motivos pelos quais Radiologistas e diversos outros profissionais da odontologia já deixaram de solicitar e distribuir exames impressos:

Prejudica o ecossistema 

O armazenamento e a impressão de exames físicos já não é tão benéfica quanto antes. Apesar de não ser tão nociva para a saúde, ela ainda assim gera lixo.

Além disso, insumos como filmes radiológicos, materiais gráficos como envelopes, pastas e sacolas precisam ter seus estoques constantemente renovados para o mantimento das atividades na clínica.

Do mesmo modo, esses materiais demoram anos para se decompor. Com isso, gera-se a necessidade do profissional se responsabilizar pelo descarte correto.

Impacta na produtividade

É simples: os exames impressos exigem mais etapas para confecção e realização. Ponto.

Depois de feita a aquisição da imagem, é necessária a etapa de impressão do exame, organizar todo material gráfico como: envelopes, pastas e etiquetas, além da realização do laudo e toda logística de distribuição.

Só depois disso tudo o paciente poderá ir à clínica para buscar o exame, ou a própria clínica pode realizar a entrega.

Imagine quantos gargalos podem haver nesse processo…

Esse processo muitas vezes faz com que o paciente se perca, podendo até não retornar para buscar o exame, ou remarcando com o dentista. 

Já está formalmente ultrapassado

Com a evolução digital, os exames físicos se tornaram ultrapassados e obsoletos.

Nem mesmo para comprovação de tratamentos perante os convênios ou outras necessidades advindas de qualquer jurisprudência o impresso é mais o formato definitivo.

Hoje em dia tudo é digital. Ainda que nem sempre como padrão, mas certamente sempre como opção.

Perceba através da sua própria experiência como cliente em qualquer outro cenário.

As imagens, exames, comprovantes e registros digitais, hoje, possuem tanto valor legal quanto qualquer outro documento físico.

Vide o exemplo da LGPD, que já está em vigor para reforçar ainda mais os direitos e deveres nessa nova realidade.

Para mais, os principais órgãos da área já sentem o impacto positivo da tecnologia. O próprio Conselho Federal de Odontologia (CFO) iniciou a implantação da versão digital da Carteira de Identificação da Odontologia – CFO ID.

Em confluência, a Associação Brasileira de Radiologia Odontológica, o CRO de diversas regiões e várias outras entidades de classe também fazem campanhas frequentes sobre as vantagens dos exames odontológicos digitais.

O impresso é retrocesso!

Hoje, estamos lidando majoritariamente com equipamentos e imagens digitais em nossa rotina de trabalho.

Na maior parte dos equipamentos utilizados para captura, as imagens já nascem digitais, mesmo as fotografias e radiografias 2D.

Com a tomografia computadorizada e outros modelos digitais a provocação se faz ainda mais necessária. Hoje existem templates digitais, ferramentas e muito conhecimento até mesmo gratuito sobre a relevância desses exames.

Ao imprimir recortes e montar templates impressos, estamos regredindo. Limitando o principal atributo dessas imagens. A reprodução de volumes, a interação com as 3 dimensões.

Em suma, percebemos que os benefícios trazidos pela radiologia 4.0 substituem boa parte dos processos dessa antiga radiologia tradicional, e está comprovado que agrega excelentes resultados ao diagnóstico e tratamento odontológico. 

Além disso,  a tendência é sempre que novas soluções surjam para otimizar processos repetitivos, a exemplo da Inteligência Artificial, que pode estar presente desde a padronização de templates à sugestão em laudos e exames cefalométricos.

Mais sustentável, barata e escalável, a radiologia digital já está consolidada e não exime os profissionais de atualizarem a si mesmos e seus processos.

Está comprovado que pacientes clientes estão preocupados com uma experiência mais integrada, que somente o digital pode oferecer.

Odontólogos das mais diversas especialidades que já despertaram para isso estão colhendo resultados positivos mesmo após os impactos de uma pandemia.

Você gostou deste post e quer se manter atualizado quanto às últimas novidades da radiologia odontológica? Então se inscreva em nossa newsletter.

Nela, você recebe semanalmente diversos conteúdos acionáveis da área para aumentar o seu repertório,  e conhece mais sobre as funcionalidades e vantagens dos nossos programas, como o Studio 3 e o iDoc!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.