Radiologista realiza o procedimento de escaneamento intraoral. Ao fundo, é possível ver a visualização da arcada do paciente.

O que é o escaneamento intraoral?

Um dos recentes avanços na odontologia digital que melhorou significativamente a qualidade de exames e diagnósticos é sem dúvidas o escaneamento intraoral. Com suas origens na década de 1980 nos Estados Unidos, aqui no Brasil a ferramenta ganhou destaque a partir da década de 2000, impulsionada pela popularidade da Tomografia. Além do mais, ela conta com importantes recursos que vão tornar os procedimentos de diagnóstico e planejamento ortodônticos ainda mais produtivos e interativos. Quer conhecer mais sobre o escaneamento intraoral e como aplicar essa tecnologia em sua clínica? Continue lendo este artigo e descubra!

Como o escaneamento intraoral funciona?

Essa tecnologia utiliza um scanner, que é inserido no interior da boca do paciente e projeta uma luz sobre sua superfície, onde realiza a filmagem. Com isso, gera-se um modelo virtual da arcada dentária, com imagens detalhadas dos dentes, gengivas, tecidos moles e áreas difíceis de alcançar, que são visualizadas em um computador com software, tudo em 3D e cores reais. Além disso, tem a vantagem de dispensar o uso do alginato para moldagem, gerando menos incômodo ao paciente. Os novos modelos de scanners oferecidos são pequenos e confortáveis, agregando sofisticação ao seu trabalho.

Conheça os benefícios

A utilização do escaneamento intraoral traz inúmeras vantagens, tanto para cirurgiões-dentistas e radiologistas quanto para o paciente, cada vez mais preocupados com novas soluções. Confira abaixo alguns benefícios que o proporcionados por esse procedimento:

Paciente:

  • É uma técnica mais fácil e confortável, pois não utiliza as moldagens convencionais com alginato;
  • Uma vez realizado este tipo de exame, ele fica armazenado a longo prazo para ser avaliado quando for necessário, mesmo depois de muitos anos;
  • Maior participação no tratamento.

Cirurgião-dentista:

  • Proporciona melhor elaboração aos tratamentos ortodônticos;
  • Otimiza o atendimento; 
  • Melhora o relacionamento com o paciente;
  • Elimina o espaço físico para armazenamento de moldagens;
  • Facilita o fluxo de trabalho com laboratórios e parceiros e permite a duplicação de modelos em caso de necessidade;
  • As imagens obtidas facilitam o planejamento e a tomada de decisão do cirurgião-dentista.

Radiologista:

  • Facilidade no manuseio;  
  • Otimização do planejamento 
  • Elimina o risco de distorção do registro das arcadas do paciente, muito comum no fluxo de moldagem tradicional;
  • Procedimento que agrega excelência e qualidade ao trabalho;
  • Biossegurança na clínica.

Por que utilizar o escaneamento intraoral?

Além de se diferenciar por ser um recurso digital, esse procedimento não traz malefícios à saúde dos profissionais. As confecções tradicionais de gesso acabam acumulando bastante poeira no local da armazenagem, podendo ocasionar problemas de saúde. Além disso, esses modelos tradicionais são difíceis de serem descartados. Utilizando o escaneamento intraoral você elimina essa possibilidade e se torna um profissional eco responsável.  

Por fim, é de suma importância oferecer um serviço que atenda a necessidade do seu paciente. Sabe-se que muitas pessoas não conseguem ficar imóveis durante o processo de molde. Ao oferecer uma solução diferenciada, você pode fidelizá-lo, agregando reconhecimento e qualidade ao seu trabalho.

Comprove você mesmo

Não é leviano dizer que teremos cada vez mais a tecnologia como aliada nos procedimentos da radiologia odontológica. O escaneamento intraoral é um grande exemplo dessa mudança e diversos profissionais já estão sendo impactados com essa mudança positiva.Você já oferece esse serviço a seus pacientes? Comente abaixo sobre o que acha desse modelo de trabalho e leia mais artigos para se ficar por dentro sobre as novas tendências para o setor.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.