Impressão 3D na odontologia digital

A impressão 3D na odontologia é a última etapa do fluxo de trabalho do sistema CAD-CAM. Ainda, é um processo que ocorre depois do escaneamento e planejamento virtual, compondo o fluxo de trabalho digital.

Essa etapa nada mais é que um nome popular para a prototipagem rápida e, apesar de escutarmos bastante sobre impressão 3D, hoje, ela não é tão nova assim: surgiu em 1981, em testes que utilizavam fotopolímeros. Já em 1984, um engenheiro norte-americano fez história inventando a impressão no processo de estereolitografia.

No início, as impressões não eram tão fiéis e as impressoras e materiais eram extremamente caros. De lá para cá, com a transformação digital, esse recurso tem evoluído cada vez mais rápido.

Quer entender melhor como funciona esse processo e quais os benefícios para o trabalho dos dentistas? Acompanhe este post!

Qual a diferença entre fresagem e impressão 3D?

A impressão 3D é uma manufatura aditiva, quer dizer, que adiciona materiais para a criação do objeto. Já a fresagem é uma manufatura de subtração, que remove a estrutura de um bloco, fazendo uma escultura com a utilização de brocas.

Dessa forma, impressão 3D e fresagem são tecnologias diferentes, embora possam ser utilizadas para o mesmo propósito, como confecção de coroas protéticas, guias cirúrgicos, entre outros.

Quais são os principais tipos de impressão 3D e materiais que existem?

Antes de utilizar a impressora 3D, é preciso ter um projeto criado em um software específico. Trata-se de um programa que envia os dados para o equipamento para posterior impressão. Confira como são feitos os principais tipos de impressão e os materiais existentes!

FDM (modelagem por fusão e depósito)

Alimentada por bobinas de materiais, como PLA e ABS que, por meio de um cabeçote, faz o aquecimento e deposita os materiais por camadas. É uma tecnologia que tem sido mais utilizada para a confecção de modelos de estudo, já que ainda tem baixa capacidade para detalhes. Assim, tanto o custo da impressora como do produto final de impressão são mais baixos.

SLA (estereolitografia)

Utiliza resina líquida fotossensível, que é solidificada com a luz, camada por camada. Além disso, existem diversos tipos de resina, com opções de cores e propriedades específicas para cada trabalho.

É uma tecnologia com um custo mais elevado, tanto de impressora quanto em custo final do produto, porém a entrega é feita com maior precisão e velocidade de impressão. É ideal para peças que necessitam de acabamento refinado, por isso são mais utilizadas na odontologia.

Dessa maneira, de acordo com o material que será utilizado e da aplicação das peças que serão produzidas, é selecionado o método mais adequado para realizar a impressão. Outra questão é que o porte da impressora também varia conforme o tamanho do que será produzido.

Tipos de materiais

Acompanhe, a seguir, os diferentes materiais usados em impressão 3D e fresagem:

  • resinas calcináveis para enceramento;
  • resinas para confecção de biomodelos;
  • resinas de alta dureza e esterelizáveis para guias cirúrgicos;
  • resinas flexíveis para guias de colagem de brackets;
  • resinas para próteses móveis;
  • ABS e PLA para confecção de modelos de estudo;
  • metais;
  • materiais biocompatíveis para enxertia e substituição de ossos.

Quais as possibilidades de uso da impressão 3D na odontologia?

A impressão 3D na odontologia chegou para revolucionar os tratamentos, agilizando os processos e trazendo mais precisão aos procedimentos. 

Funciona assim: após a realização de exames e imagens digitais com o scanner intraoral, o dentista faz o planejamento do tratamento com o auxílio de um software. Em seguida, essas informações são enviadas para a impressora. Tudo de forma ágil e sem a necessidade de papel nos processos ou moldes físicos.

Desse modo, é possível utilizar a tecnologia na confecção de:

  • blocos e coroas para restauração e implantes;
  • guias cirúrgicos para implantes dentários;
  • próteses fixas e móveis, inclusive as totais;
  • mockups de próteses para o teste das peças;
  • modelos anatômicos para a preparação de cirurgias buco-maxilo-faciais;
  • alinhadores ortodônticos;
  • implantes dentários;
  • implantes oromaxilofaciais;
  • lentes de contato dentais;
  • facetas de porcelana.

Os materiais mais utilizados na impressão 3D na odontologia são a porcelana, o policarbonato, a safira e a resina.

É importante acrescentar que novos insumos estão sendo desenvolvidos para essa tecnologia, com destaque para os biomateriais para uso médico e odontológico, uma vez que poderão substituir tecidos e até órgãos inteiros. 

Quais os benefícios dessa tecnologia na odontologia?

Quer entender porque essa inovação não pode faltar no seu consultório? Veja agora os benefícios!

Peças de alta precisão

Os tratamentos na odontologia, para alcançarem um bom resultado, precisam ter precisão. Assim, com a impressora 3D, as peças são planejadas digitalmente e confeccionadas no tamanho ideal para cada paciente, garantindo um encaixe perfeito na boca. Além disso, a tonalidade também é a mais adequada, conferindo um sorriso natural.

Aumento da produtividade

Com a impressora 3D, as peças ficam prontas rapidamente. Ainda, por conta da precisão proporcionada por essa tecnologia, não há a necessidade de ajustes ou da confecção de uma nova peça como é comum de ocorrer quando se usa modelos físicos. Por tudo isso, há um aumento da produtividade do dentista, já que ele consegue agilizar os tratamentos.

Resistência dos produtos

Com os materiais utilizados na impressora 3D, o dentista passa a trabalhar com peças altamente resistentes, o que garante uma qualidade maior ao seu serviço e mais segurança para seu paciente. Afinal, estamos falando de próteses e coroas que precisam ser duráveis e resistir ao processo mastigatório.

Otimização dos processos

Com o fluxo digital na odontologia, todos os processos são otimizados: a captação das imagens, planejamento do tratamento e impressão das peças são feitos em um curto espaço de tempo, fazendo o profissional ganhar tempo para atender mais pacientes.

Satisfação dos pacientes

A impressão 3D na odontologia permite que o paciente visualize como será o resultado do procedimento para aprová-lo ou não. Além disso, é uma tecnologia que entrega um tratamento de excelência, por conta da precisão em cada detalhe, o que impactará na satisfação do público.

Desse modo, há ganhos na questão estética, funcional e também um aumento da autoestima, pois permite que as pessoas tenham um sorriso bonito e de aspecto natural.

Destaque do profissional no mercado

Por último, uma das vantagens de contar com essa tecnologia é ter um diferencial competitivo no mercado. Assim, o dentista consegue ter mais qualidade e rapidez nos tratamentos, atraindo e fidelizando mais pacientes.

Ainda, trabalhar com esses recursos pode impulsionar toda a estratégia de marketing do consultório, melhorando sua visibilidade no mercado.

Dessa forma, os profissionais precisam estudar, se atualizar e procurar acompanhar ao máximo as tendências da odontologia digital para estar à frente da concorrência e trazer melhorias para o consultório, oferecendo o que há de melhor aos pacientes.

Como implementar a tecnologia no consultório?

Há a possibilidade de fazer parcerias com laboratórios que atuam com a impressão 3D ou adotar essa tecnologia em seu consultório. Na segunda opção, é preciso, em primeiro lugar, adequar o espaço físico para acomodar a impressora.

Além desse equipamento, é importante ter um computador com configurações que suportem o uso do software específico para o planejamento digital. Outra tecnologia que não pode faltar é o scanner intraoral, para fazer a captação das imagens da boca, dentes e outras estruturas orais do paciente.

Aumente sua credibilidade no mercado com a impressão 3D na odontologia com um equipamento com aplicações diversas e que trará mais qualidade e rapidez aos tratamentos realizados.

Gostou de acompanhar como é feita a impressão 3D na área odontológica? Quer ficar por dentro de outras tecnologias do segmento? É só curtir a nossa página do Facebook!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.