Atendimento em clínica: 7 dicas para otimizar e encantar os pacientes
Para sair na frente da concorrência, o atendimento em clínica deve ser focado em estratégias para atrair e fidelizar mais pacientes. É necessário oferecer uma experiência diferenciada ao público desde o primeiro contato que ele tem com o serviço, passando pela realização da consulta ou exame até o pós-atendimento.
Quer entender melhor como encantar os pacientes e fazer sua clínica de radiologia odontológica crescer? Então confira nosso post e coloque em prática as 7 dicas que trouxemos para você!
1. Entenda as necessidades do paciente
O atendimento em clínica deve ser direcionado para as necessidades do paciente, assim é fundamental oferecer um serviço acolhedor. Isso porque, antes de realizar uma consulta ou exame, a pessoa está, muitas vezes, com medo e também cheia de dúvidas, pois não tem ideia de como o procedimento será realizado.
Nesse contexto, é papel do dentista, do radiologista e de toda a equipe confortar o indivíduo. Para isso, é importante oferecer uma atenção integral, ou seja, que não se restrinja apenas ao problema do paciente, mas que considere seu histórico de saúde, suas queixas e estilo de vida.
Em outras palavras: é fundamental ter a cultura do atendimento humanizado, direcionando os serviços para o respeito, conforto e bem-estar das pessoas. Dessa forma, elas terão uma boa experiência ao usar o serviço e ainda vão garantir uma divulgação positiva para a clínica, o que vai atrair mais público para o seu negócio.
Organização da agenda
Além de garantir qualidade nos procedimentos realizados, é necessário que o profissional seja pontual para que o paciente não fique esperando. Sabemos que imprevistos podem acontecer, mas o dentista deve ter o cuidado de deixar um intervalo de atendimento adequado para cada consulta ou exame e, se necessário, avisar o indivíduo com antecedência sobre qualquer atraso.
Relação profissional-paciente transparente
É preciso ainda que ele tenha a preocupação de manter uma relação de transparência, esclarecendo todos os pontos do plano de tratamento e valores dos serviços para que o paciente não fique com nenhuma dúvida.
2. Treine a equipe
Na humanização dos serviços, a equipe deve ser cordial com o paciente e seus acompanhantes e também trabalhar de modo a acolhê-los, seja esclarecendo sobre um determinado procedimento, seja tirando qualquer outra dúvida.
Nesse ponto, é imprescindível oferecer treinamento a todos os colaboradores para que passem a “falar a mesma língua”, seguindo a cultura da clínica e padronizando as etapas de atendimento.
3. Identifique exceções e mude processos quando necessário
Dissemos que o atendimento em clínica odontológica deve ser padronizado, porém não se pode ficar engessado em um modelo quando ele não estiver de acordo com as necessidades do seu paciente.
Dessa forma, é preciso que a equipe saiba identificar exceções para não perder de vista a satisfação do público. Por exemplo: se há o costume de o colaborador da recepção confirmar a consulta via aplicativo de mensagem, saiba que essa regra pode ser mudada caso o paciente não seja usuário desse tipo de tecnologia. Para ele, portanto, o indicado é fazer a confirmação via telefone.
4. Invista no pós-atendimento
Será que a experiência do paciente com sua clínica acaba depois que ele sai da consulta ou após realizar uma radiografia? Negativo! Se você quer encantar o público, precisa investir no pós-atendimento.
Aproveite os canais de comunicação e se mostre disponível aos pacientes. Caso eles necessitem, podem entrar em contato e tirar qualquer dúvida, o que vai transmitir credibilidade e segurança para eles.
O pós-atendimento também pode ser feito com avisos, via e-mail, telefone ou aplicativo de mensagens, de que está na hora de retornar para o check-up, por exemplo. É uma maneira de demonstrar que a clínica acompanha o paciente e se preocupa com ele.
Além desses lembretes, você pode também enviar, por esses mesmos canais, felicitações de aniversários ou de datas especiais, mantendo, desse modo, um relacionamento mais próximo com o público.
5. Realize pesquisas de satisfação com o público
Falando ainda em pós-atendimento, precisamos destacar a importância de fazer pesquisas de satisfação com o público para melhorar o atendimento em clínica. Apesar de oferecer serviços com qualidade e prezar pela excelência em todos os processos, o dentista não consegue saber se o paciente está satisfeito.
Dessa maneira, uma estratégia simples e eficaz é perguntar como foi o atendimento e se ele indicaria a clínica a outra pessoa. Você pode utilizar pesquisas em papel mesmo ou um formulário on-line, enviado via e-mail. A ideia é que a pessoa não precise se identificar para que fique mais à vontade para dar sua opinião.
Ao receber os feedbacks, fica mais fácil corrigir as falhas e melhorar os processos para encantar o público e fazer a clínica se destacar.
6. Cuide da ambientação da clínica
Para fidelizar o público, é necessário cuidar da ambientação da sua clínica, pensando em seu conforto. Além de ser rigoroso com a limpeza e manutenções, prepare a recepção com ar-condicionado, iluminação agradável, poltronas e/ou cadeiras confortáveis, revistas e televisão.
Como todo mundo hoje está conectado, é recomendado também disponibilizar uma rede wi-fi. Ter um espaço para água e café também é sempre bem-vindo.
Outra questão é oferecer ambientes acessíveis e ter uma sinalização clara dos serviços oferecidos para que o paciente não se sinta perdido no local.
7. Tenha a tecnologia como aliada
Por último, para ter qualidade no atendimento em clínica de radiologia odontológica, é necessário investir em tecnologia, seja para a realização de exames, seja para a administração do negócio.
Ao adotar softwares específicos para esse segmento, o dentista otimiza os processos — do agendamento até a entrega dos resultados — e consegue oferecer um serviço personalizado ao paciente.
Agora você já conhece 7 dicas para melhorar o atendimento em clínica e fidelizar o público. Realizar os serviços pautado no atendimento humanizado e investir nas melhores tecnologias do setor são estratégias fundamentais para ganhar credibilidade no mercado e atrair mais pessoas.
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