Conheça o iDoc Acadêmico

1. O iDoc e a revolução do ensino em odontologia

A revolução tecnológica está presente na Odontologia em todos os detalhes. Seja nos prontuários digitais ou em softwares de planejamento do sorriso, diariamente somos impactados, principalmente devido a evolução dos computadores e da internet.

Com o avanço dos hardwares e da sua capacidade de processamento de dados, a Imaginologia Odontológica cresceu exponencialmente nas últimas duas décadas. Assumindo assim responsabilidades em produzir, armazenar, diagnosticar e distribuir, imagens de alta qualidade, as quais permitissem ao cirurgião dentista criar planos de tratamentos com maior qualidade, precisão, rapidez e acessibilidade, nas mais diversas áreas como por exemplo na ortodontia, implantodontia, prótese e cirurgia.

As tecnologias de informações e comunicação (TICs) em Odontologia, estão presentes em muitas disciplinas, extensões e pesquisas de Projetos pedagógicos de Cursos de graduação e Pós-graduação em Odontologia, como por exemplo a Imaginologia básica, Imaginologia avançada, Odontologia Digital ou TICs, como é o caso da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

A Radiomemory como vanguardista de TICs no Brasil, tem apoiado Cursos de Graduação e Pós-Graduação, com suas soluções digitais para o ensino e aprendizado em Odontologia, utilizando os famosos módulos iCef e iLaudo do Studio 3 e com o iDoc.

Com o advento da pandemia do COVID-19, a necessidade da sociedade para acesso ao mundo digital se fez obrigatória, inclusive na Odontologia. Desse modo o aprendizado em meio digital, e-Learning, precisou de ferramentas digitais modernas, ágeis, precisas e que estivem dentro da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), haja vista que prontuários e imagens odontológicas, lidam com informações de pacientes que necessitam de extremo sigilo e privacidade. Desse modo, a equipe Radiomemory, avaliando que as tecnologias deveriam estar disponíveis ao Cirurgião Dentista, desde a sua graduação, desenvolveu soluções que facilitam e permitem o ingresso ao mundo digital de forma prática e acessível.

Assim foi lançado o iDoc acadêmico, uma plataforma virtual, que permite não só a Imaginologia, mas toda a Odontologia acender ao mundo digital básico e avançado.

2. O que é o iDoc acadêmico?

Inicialmente o iDoc nasceu como uma plataforma on line de distribuição de exames e diagnóstico. Contudo, com seu constante aprimoramento, novas funcionalidades foram sendo acrescentadas, como por exemplo:

  • Anexo de radiografias;
  • Anexo de fotografias;
  • Ferramentas de ajuste e mensuração de imagens
  • Nuvem para arquivos em PDF, Powerpoint e Word;
  • Anexo de modelos 3D em STL. E PLY;
  • Ferramentas de análise de modelos;
  • Anexo de tomografias;
  • Visualizador de arquivos DICOM;
  • Laudos de radiografias;
  • Traçados cefalométricos;
  • Ferramentas de compartilhamento;
  • Ferramentas de divulgação com site e mala direta do dentista;
  • Além de benefícios com empresas parceiras.

Desse modo, o iDoc, passa a ser uma ferramenta essencial não só para os especialistas em Imaginologia, mas no dia a dia de todos os Cirurgiões Dentistas independente da área de atuação. Necessitando assim, estar acessível aos alunos desde a graduação até aos cursos de Pós. Nasce então, o iDoc em sua versão para o ensino acadêmico de novas tecnologias por imagem em Odontologia.

3. Como o iDoc está mudando a forma como os alunos aprendem e se preparam para suas carreiras?

Como professor, preocupado com a acessibilidade as novas tecnologias em Odontologia, utilizei desde 2007, ano de Conclusão do mestrado, em minhas aulas de Pós-graduação os recursos iCef e iLaudos. Com o surgimento do iDoc pude estender através das disciplinas da Imaginologia aplicada e da Odontologia Digital, os benefícios das ferramentas também para a graduação.

Fotografias, radiografias digitais, templates em powerpoint para organização de casos clínicos e design digital do sorriso (DSD 2D), eram recursos didáticos, utilizados por mim e pelos professores associados, para introduzir e desenvolver habilidades necessárias aos alunos para o magnífico mundo dos diagnósticos em alta definição, planejamentos virtuais, armazenamento e distribuição segura e otimizada de informações. E hoje com o apoio do iDoc acadêmico, um mundo de possibilidades se abre para os havidos em tecnologias.

4. Perspectivas presentes e futuras para o iDoc acadêmico.

Hoje com os recursos disponíveis, o professor tem acesso a diversas ferramentas essenciais para o mundo digital. São eles:

  • Criação de salas e grupos virtuais;
  • Distribuição de radiografias panorâmicas, radiografias intrabucais e fotografias para laudos em grupo ou individuais;
  • Distribuição de telerradiografias para traçados cefalométricos 2D;
  • Conferência, correção e feedback do professor para o aluno;

Contudo posso dizer, por experiência, com a capacidade do iDoc em hospedar arquivos digitais como Jpeg, Dicom, STL, PLY, Pptx, DocX e PDF, como também da sua constante atualização, possibilidades de ideias infinitas estarão à disposição do professor. Basta verificar a área da Odontologia que necessita de imagens, e a plataforma facilitará a nossa vida.

Atualmente sou entusiasta com todas as soluções citadas, mas o meu preferido é usar o Powerpoint da Microsoft, como recurso de criação de templates de ensino, organização e planejamento de casos clínicos, hospedando e distribuindo ao meus alunos via iDoc acadêmico.

O futuro é um caminho aberto, mas com ferramentas como as do iDoc acadêmico, o processo de acesso e de ensino-aprendizado ao mundo digital ficam acessíveis e reais.

Artigo escrito pelo Professor Dr. Hanieri Oliveira

  • Doutor em Ciências Odontológicas (UFRN)
  • Mestre em Diagnóstico Bucal (UFPB)
  • Especialista em Radiologia Odontológica e Imaginologia (UFBA)
  • Professor na UERN, ABO, CPGO, INOVATTION, SLMANDIC e IOA, ministrando aulas e cursos de: Imaginologia aplicada ; tomografia; ultrassonografia; odontologia digital; empreendedorismo; e clínica integrada;
  • Sócio e Empresário – Clínica SERES Radiologia Odontológica
  • Sócio e CEO da TRÊS Odontologia por imagem

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.