Odontologia digital: como tem se desenvolvido e o que esperar dela?

A digitalização da odontologia trouxe diversos benefícios para a área. Ao promover, por exemplo, agilidade e maior eficiência nos tratamentos, os pacientes se tornaram capazes de contar com resultados muito melhores em seus cuidados. Mas do que se trata a odontologia digital, como tem se desenvolvido e o que esperar no futuro?

Assim como aconteceu em diversas áreas da saúde, o cenário atual de pandemia acelerou as mudanças na odontologia — em especial ao falarmos sobre o isolamento social, que impactou diretamente a relação entre pacientes e odontologistas. Porém, justamente por ser munida de tecnologia, sua eficácia se manteve e foi amparada pelas ferramentas certas.

Se você deseja entender mais sobre as mudanças presentes e futuras da odontologia digital, acompanhe as informações deste artigo!

Como a odontologia digital está sendo usada atualmente?

A combinação da odontologia tradicional com ferramentas tecnológicas é chamada de odontologia digital. No passado, tratamentos fundamentais para a saúde dos pacientes podiam durar horas, dias e até meses. Hoje, por meio de ferramentas virtuais, modernas e inovadoras, esse período de espera foi reduzido a minutos. Tanto os profissionais quanto os que são atendidos se beneficiam disso, pois garantem eficiência, segurança e redução da dor e do desconforto.

O uso de inteligência artificial, scanners, softwares, nuvem, entre outras, acontecem por vários motivos. Eles vão desde a captura de informações até processos de impressão 3D. Contudo, também são extremamente úteis para planejamentos. Ao mapear a boca de um paciente (processo que leva de 1 a 5 minutos), o especialista obtém um panorama da situação e consegue projetar as soluções mais eficientes para qualquer problema.

Em suma, a odontologia digital atua de forma a simplificar o dia a dia dos consultórios, clínicas e, é claro, pacientes. Por meio dela, as chances de erro também são reduzidas. Isso permite que menos consultas sejam necessárias para finalizar os tratamentos e, assim, ocorra mais praticidade para eles.

Qual é a importância de se adaptar?

A transformação digital na odontologia e em outras áreas traz facilidades há anos para a saúde. Na radiologia digital, por exemplo, é possível contar com a Cefalometria Computadorizada desde 1994, quando o precursor Fábio Matosinhos a trouxe para o país. Todos os setores do mercado têm sido confrontados com a necessidade de tornar seus serviços mais confortáveis, ágeis e eficientes. Na odontologia, isso não é diferente.

Se o cenário tecnológico já estava pedindo que profissionais de todos os segmentos se adaptassem, as necessidades de trabalho e atendimento remoto — fundamentais durante o isolamento social — aceleraram essa demanda. Aqueles que não buscaram maneiras de driblar a crise e fornecer consultas a seus pacientes a distância e com qualidade, por exemplo, deixaram de atender diversas pessoas.

Além disso, muitas das soluções modernas utilizadas hoje não deixarão de fazer parte da rotina dos especialistas. É por esse e outros motivos que a adaptação se mostra fundamental.

Quais tecnologias devem ser conhecidas?

Já estão disponíveis dezenas de ferramentas que permitem a prática responsável e vantajosa da odontologia digital. Elas abraçam todos os nichos da área, reduzem custos e permitem uma melhor gestão de tempo. As principais estão a seguir.

Cirurgia guiada

Essa inovação traz rapidez e precisão às cirurgias. Por meio de tomografias computadorizadas, o profissional obtém uma visão completa da arcada dentária do paciente. Isso acontece uma vez que escaneia, de forma intraoral, a região.

Com as informações necessárias em mãos — e em questão de minutos —, o procedimento se torna muito mais ágil e personalizado. A previsão dos resultados e o oferecimento de cuidados pós-operatórios também são simplificados e se alinham melhor às necessidades em pauta.

Escaneamento intrabucal

De maneira similar à cirurgia guiada, o escaneamento bucal dá ao especialista o acesso a todas as estruturas, especificidades e visualização facilitada dos dentes do paciente.

Após escanear o local, as imagens são enviadas ao computador do profissional, onde são analisadas detalhadamente. Dessa forma, é possível não só compreender o panorama de saúde em questão, mas, também, simular possíveis tratamentos com precisão e junto ao paciente.

Impressão 3D

Esse tipo de impressão é extremamente inovadora e permite que peças de restauração sejam confeccionadas rapidamente. O mesmo pode ser dito em relação às facetas de porcelana e coroas dentárias. Para esse fim, o profissional precisa desenhar o projeto em computador e, em seguida, solicitar a impressão na máquina 3D.

Radiologia digital

Sistemas como CAD/CAM têm trazido avanços imensuráveis para a área. Eles eliminaram a necessidade de modelagens e o desconforto sentido por parte dos pacientes, por exemplo. Por meio de moldes 3D, computadores e fabricações em fresadoras, garante-se:

  • ampliação de imagem em até 60 vezes;
  • facilidade;
  • rapidez;
  • inlays, onlays etc.

DSD (Digital Smile Design)

Além de todas as tecnologias citadas, que são voltadas, em geral, para a saúde dos dentes, existem ferramentas que priorizam a estética. O DSD é uma delas e trouxe inovação à odontologia digital.

Filmes e imagens intra e extraorais da arcada dentária do paciente permitem que o sorriso perfeito seja atingido. Afinal, a ferramenta possibilita que moldes sejam criados em relação à face completa do paciente, inclusive de seus movimentos musculares.

Telerradiologia

Os atendimentos a distância ganharam uma nova roupagem por meio da telerradiologia. Além de promover conforto e segurança para pacientes que não podem ir até o consultório, ela, em comunhão com inteligência artificial, promove soluções, chatbots que auxiliam no atendimento e softwares que agilizam laudos e traçados digitais.

A odontologia digital tem chances de se desenvolver amplamente no futuro. A inteligência artificial é uma grande aliada — e tende, até mesmo, a garantir que os primeiros passos das consultadas sejam guiadas 100% por tecnologia. A Radio Memory é autoridade na área de tecnologia para as áreas citadas. Ela oferece inovações como o software iDoc Pro, que otimiza o trabalho a distância ao oferecer ferramentas de cefalometria online, laudos, assistentes inteligentes, navegação em modelos 3D, entre outros.

Se você deseja ter acesso ao que há de mais moderno e alinhado às demandas de quem busca se adaptar à transformação digital na odontologia, conheça a Radio Memory e acesse produtos e serviços voltados para a digitalização da Radiologia Odontológica.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.