Proprietário de clínica realizando o orçamento para o paciente

Como apresentar o orçamento na odontologia?

Você sabe como apresentar o orçamento a seus pacientes? Muitos profissionais da odontologia sentem dificuldades durante esse processo.

Além disso, as incertezas nesse momento podem estar ligadas à falta de clareza e entendimento na descrição, ou ao fato do profissional não saber ao certo como cobrar.

No entanto, essa é uma etapa importante no relacionamento com o cliente, e você deve preparar com cuidado para proporcioná-lo uma experiência agradável.

Neste artigo, vamos mostrar a importância do orçamento nas clínicas de odontologia. Continue lendo e saiba como apresentar um orçamento sem causar um impacto negativo!

Por que a etapa do orçamento é tão importante na área da saúde?

Quando um paciente procura uma clínica, certamente está com algum tipo de problema. Porém, ele não sabe ainda o quanto terá que desembolsar para se livrar dele. Nesse contexto, a aprovação do orçamento é essencial para a continuidade do atendimento.

Porém, nem sempre essa apresentação é feita da forma adequada. Por consequência, geram-se falhas na comunicação. Na pior das hipóteses, o profissional pode até mesmo perder o cliente, que mesmo com o problema, deseja contar com um atendimento viável.

Como apresentar um orçamento na odontologia de forma adequada?

Mais que o contexto estético, o problema dentário é uma questão que, se não resolvida, pode se agravar e evoluir para danos maiores. Além disso, é importante identificar a capacidade de investimento do seu paciente.

No trecho a seguir, reunimos as principais etapas de um orçamento e preparamos um passo a passo para você ter um controle na hora de conversar com seu paciente sobre esse assunto tão importante.

Saiba o que o cliente busca

Na elaboração de um orçamento adequado, é fundamental entender primeiramente o que o paciente busca. Demonstre interesse, escute suas queixas para oferecê-lo a melhor solução.

Desse modo, é possível identificar as soluções mais urgentes, e separar o que é prioridade do que pode ser realizado em etapas.

Descreva os serviços e seus objetivos

De antemão, descreva com propriedade os serviços que serão executados, assim como o objetivo e a necessidade de cada um deles. Um procedimento de canal, por exemplo, tem a função de retirar a polpa danificada para devolver a saúde do dente.

Além disso, o conhecimento do especialista sobre os procedimentos gera confiança ao paciente. Aproveite também para apresentar a sua equipe, demonstrando as suas habilidades, pois os pacientes gostam de serem atendidos por profissionais experientes e capacitados.

Outro ponto importante é que, sendo a odontologia uma área que envolve riscos com o uso de instrumentos esterilizados, apresentar a infraestrutura e toda a parte de higienização do seu consultório pode contribuir para a aprovação do orçamento.

Apresente o cálculo dos custos

Primordialmente, é essencial que o paciente entenda os valores cobrados por cada procedimento. Para não haver dúvidas, é necessário que você mostre os cálculos e valores com clareza, explicando serviços que demandam investimento com equipamentos e insumos.

Além disso, não tenha vergonha de apresentar um orçamento caro. Valorize o seu trabalho para receber o retorno desejado.

Logo, ao oferecer um serviço de qualidade e humanizado, você pode fidelizar os seus pacientes.

Defina as regras de preço e pagamento

Antes de fechar o orçamento, permita que o paciente tire suas dúvidas e façam questionamentos sobre os valores. Somente após isso é que você deve falar sobre pagamento.

Além disso, ser flexível aumentam as chances de conseguir a aprovação do orçamento. Por isso, disponibilize formas distintas de pagamento e parcelamento — boleto, transferência, cartão de crédito, pix.

Apresente o prazo necessário

Ainda mais, atente-se no prazo do seu serviço, abordando com clareza na hora de apresentar o orçamento, pois a agilidade na prestação de serviços pode valer o desembolso, dependendo da urgência do paciente.

No geral, os procedimentos odontológicos são realizados por etapas. Deixe claro o prazo para cada uma dessa etapas e monte um cronograma junto com o cliente. Ofereça a ele condições de refletir sobre os serviços, o preço, o prazo de entrega e o pagamento.

Tire todas as dúvidas

Ao apresentar um orçamento na odontologia não é possível determinar se o cliente aprovará na hora. Na tentativa de não deixar ele partir sem dar o aval sobre o início dos procedimentos, trate de sanar todas as suas dúvidas.

Além disso, tente antecipar as possíveis perguntas, levando em conta as dúvidas sobre procedimentos similares no passado. Por fim, surpreenda-o gerando respostas para as dúvidas que nem ele mesmo pensou que teria.

Seja gentil e empático

A gentileza impulsiona bons relacionamentos e pode ser um fator decisivo na hora da decisão sobre um orçamento. Por isso, diante de possíveis objeções sobre os procedimentos, valores ou pagamento, tente ser empático, e coloque-se no lugar do paciente, que muitas vezes está diante de um valor muitas vezes inesperado.

Durante a avaliação, ocasionalmente detectam-se problemas ainda maiores que demandam procedimentos não previstos, o que aumenta o orçamento. Nesses casos, tenha uma conversa humanizada, mostrando ao cliente a importância de realizar os serviços para evitar que os problemas se agravem.

Coloque em prática

Agora você já sabe como apresentar o orçamento, será mais fácil conduzir a conversa com o seu cliente e ter êxito na aprovação dos serviços.

Se você gostou deste post, deixe aqui o seu comentário sobre sua experiência com a apresentação de orçamentos. Além disso, acesse o nosso blog e veja mais artigos para ficar por dentro do melhor conteúdo odontologia digital.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.