Como melhorar a comunicação com pacientes em clínicas de odontologia?

Você sabia que a imagem de seu negócio gera grandes impactos em seus resultados? O posicionamento, os valores e o alinhamento entre o que é dito e praticado é um ponto grandioso para o sucesso de sua clínica. Então, a fim de levar satisfação ao público, é fundamental alinhar sua comunicação com pacientes.

A tecnologia se mostra uma importante aliada de um atendimento voltado à atração, encantamento e fidelização de consumidores de todos os tipos. Com a radiologia odontológica não é diferente. Para otimizar o seu negócio, é essencial saber usá-la ao seu favor. Se você deseja aprimorar o contato com o público, não deixe de prosseguir com sua leitura!

O que significa desenvolver uma boa comunicação com pacientes de odontologia?

Ainda que cada pessoa tenha uma necessidade específica durante o atendimento, é inegável que muitos sentem algum tipo de temor em relação à odontologia. Para alguns, ir ao dentista é uma tarefa postergada até o último minuto, evitando que as visitas preventivas minimizem o risco de complicações. Esse não é o ideal e é uma das primeiras razões pelas quais a boa comunicação se torna imprescindível.

Ao compreender que a consulta será ágil, contará com ferramentas que tornarão o processo mais confortável e garantirá o acesso a tratamentos de ponta e inovadores, a ida ao profissional se torna tranquila. Além disso, acontece na frequência ideal e recomendada — e não quando já existem obstáculos na intervenção.

Em outras palavras, desenvolver uma boa comunicação com pacientes diz respeito a colocar suas demandas em destaque, aplicar promessas e valores organizacionais e, assim, minimizar incômodos e medos. É parte do objetivo de trazer o público para perto de você, analisar seus feedbacks e fidelizá-lo.

Qual a importância disso?

Sem dúvidas, uma boa comunicação é capaz de impactar diretamente qualquer negócio. Um bom relacionamento com os pacientes auxilia em melhores resultados, aproxima o público de você e gera satisfação. A fim de conquistá-lo, é preciso:

  • solidificar e seguir o propósito da clínica;
  • capacitar sua equipe para unificar a linguagem;
  • compreender as necessidades dos pacientes;
  • coletar e ouvir feedbacks;
  • ter empatia, buscando se colocar no lugar do paciente;
  • saber se comunicar de acordo com o que ele espera e estar atento aos seus interesses.

Atualmente, a busca dos membros de uma sociedade ágil e exigente é por eficiência. Dessa forma, usar artifícios que tornem a comunicação rápida — tanto dentro da clínica odontológica quanto para o público — é fundamental. É por esse motivo que se torna importante investir nas ferramentas certas.

Quais recursos ajudam nesse sentido?

Existem diversas atitudes e aprendizados que são capazes de auxiliar na busca de uma conversa bem-sucedida com pacientes. Contudo, o uso de artifícios digitais pode gerar impactos mensuráveis e expressivos no negócio. Por meio da universalização da comunicação — resultado da tecnologia —, é possível alcançar milhares de pessoas de uma só vez. Dessa forma, torna-se simples expor o posicionamento da marca, sua linguagem e principais formas de se comunicar.

Ao compreendê-las, seus pacientes vão absorver, mesmo sem perceber, os valores que norteiam sua clínica. Assim, saberão o que esperar de sua linguagem e se alinharão a ela. Tudo isso sem que você precise enviar uma mensagem diferente para cada pessoa, otimizando tempo e recursos.

As inovações também ajudam você a disseminar a forma com que seus colaboradores devem lidar com o público. Existem diversos softwares disponíveis no mercado que centralizam a informação. Por meio deles, você deixa todos os setores na mesma página e evita incongruências no atendimento.

Como melhorar a comunicação com pacientes?

As sugestões dadas a seguir priorizam os meios digitais. Afinal, eles são imperativos para os pacientes da atualidade, que estão constantemente conectados e tendem a buscar, cada vez mais, soluções que tornem seu dia a dia ágil e eficiente. A fim de aproveitar esses canais, é interessante investir em um tom amigável e simples.

Fale a mesma linguagem

Cada clínica de radiologia terá um público-alvo diferente e que precisa de cuidados especiais. Mesmo que procurem tratamentos semelhantes, os pacientes mudam seu comportamento a depender da região, das condições socioeconômicas, da idade, entre outros fatores. É por esse motivo que cada um é único.

Dessa forma, é importante buscar compreender quais são as demandas daqueles que vão à clínica e responder a elas por meio da mesma linguagem. Ao sentir que são ouvidos e que seus feedbacks são respondidos, seu público se mostrará muito mais satisfeito e trabalhará junto a você na construção de um negócio que atenda, de fato, suas necessidades.

Envie lembretes de consulta

Dar uma atenção extra ao paciente é uma excelente forma de demonstrar eficácia na comunicação. Lembrá-lo de seu compromisso não atua somente nesse sentido, mas, também, impede que você conte com horários vagos e desistências. Ao utilizar os lembretes, você alinha o sucesso e a proximidade com o público em uma só atitude.

Aposte no agendamento online

Uma boa maneira de usar as modernidades e a digitalização ao seu favor é apostar em uma agenda virtual. Nela, seus pacientes poderão escolher os melhores horários, iniciar conversas que estimulam um bom relacionamento (e culminam em uma melhor comunicação), remarcar consultas e fornecer feedbacks. Tudo isso de forma automatizada e ágil.

Utilize recursos como newsletter

O envio de e-mails é, comprovadamente, um recurso funcional do marketing digital. Ele atrai novos clientes, encanta os que já contam com seus serviços e auxilia na fidelização. Inteire os pacientes em relação às últimas novidades da clínica de radiologia odontológica e promova sua autoridade por meio de mensagens breves, objetivas e cativantes. Eles certamente vão se sentir especiais.

Envie SMS

Além do e-mail, as mensagens de texto também são ferramentas que aproximam os pacientes de você. Use-as como lembrete de consultas, canal de novidades em relação ao tratamento e forma de manter contato com aqueles que contam com você. O WhatsApp também é um excelente recurso nesse sentido.

A comunicação com pacientes pode ser mais simples e eficiente do que você imagina. Basta que ela seja pautada em recursos próximos ao público e que usem a tecnologia ao seu favor. Ao se sentirem contemplados, aqueles que contam com seus serviços vão manifestar sua satisfação e se manter próximos a você. Assim, a sua clínica colherá melhores resultados.

Se você deseja atingir maiores níveis de otimização para seu negócio, não deixe de conhecer boas práticas de atendimento em clínica.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.