6 estratégias de marketing para clínicas para você aplicar no seu negócio
O uso de marketing para clínicas é, hoje, mais do que uma necessidade. A presença digital das empresas de todos os ramos que desejam manter o sucesso de seus negócios se mostra essencial. Mas como garantir que as estratégias certas sejam implementadas em seu negócio?
Apesar do marketing digital englobar uma série de ferramentas e sua aplicação ser específica para cada caso, algumas dicas podem ajudar. Elas dizem respeito a ações pontuais que podem ser aplicadas em sua clínica imediatamente. Com foco e o acesso aos passos certos, seus resultados podem se aprimorar amplamente.
Se você deseja entender mais sobre o marketing para clínicas, não deixe de ler as informações deste artigo!
Possibilidades de marketing para clínicas e a área da saúde
Independentemente do que sua clínica desejar alcançar, existe uma estratégia de marketing que o contempla. Isso acontece uma vez que a área é bastante vasta e abrange adequadamente todo o ramo da saúde. Composta por variadas possibilidades, algumas das conquistas que seu negócio pode obter incluem:
- promover autoridade para sua marca;
- captar leads;
- fortalecer sua imagem;
- conquistar novos clientes;
- fidelizar e reter consumidores antigos;
- aumentar seu tráfego orgânico e muito mais.
O primeiro passo para contar com essas e mais vantagens é estabelecer metas e objetivos. Você e sua equipe devem saber exatamente onde a empresa deseja chegar. Com isso, será possível encontrar a metodologia que mais se adéque às suas necessidades. Isso será feito por meio de alinhamento dos valores de sua organização, seu posicionamento, a mensagem a ser passada e o canal escolhido para isso.
Principais estratégias para potencializar o marketing de clínicas
Aqueles que desejam chamar atenção para seus negócios, estabelecer bons relacionamentos com os clientes e consolidar sua imagem devem contar com o marketing para clínicas. Saiba como com estas seis estratégias!
1. Google Meu Negócio
Você já ouviu falar dessa ferramenta? Se já pesquisou uma palavra-chave no Google e caiu em uma lista de estabelecimentos próximos a você que ofereciam o serviço buscado, você conhece o Google Meu Negócio. Ele permite que sua empresa seja cadastrada e apareça, em geral, no canto direito da página daqueles que pesquisarem por negócios como o seu.
Para aproveitar o melhor dele, o ideal é preencher o máximo de informações possíveis: endereço, telefone, localização, horário de funcionamento…. Todos esses dados devem estar expostos para seu público com facilidade. Além de criar sua página, mantenha-a atualizada. Assim, quem realmente interessa — seus consumidores — poderá chegar facilmente até você.
2. Otimização do site e blog da clínica para SEO
O uso de SEO (Search Engine Optimization) também pode ser de grande ajuda para conquistar as vantagens citadas para seu negócio. Sabe os primeiros nomes que aparecem na lista dos mecanismos de pesquisa? Eles não estão lá à toa. Além do tráfego pago — aquele que é sinalizado como “anúncio” —, existe também o tráfego orgânico.
O SEO é uma das principais maneiras de aumentar o tráfego orgânico de seu negócio. Por meio dele, mais pessoas chegarão rapidamente até seu blog ou site. Isso acontece porque o uso de suas técnicas torna seus conteúdos mais “amigáveis” para mecanismos como o Google. Uma vez que é indicado que os consumidores tendem a clicar mais nos primeiros links de suas pesquisas, essa é uma excelente vantagem.
Para usar as técnicas de SEO corretamente, há muito a ser feito. Em geral, é preciso contar com especialistas para isso. Algumas atitudes a serem tomadas por eles incluem:
- tornar seu site mais rápido e navegável;
- evitar que seu blog conte com links quebrados no código-fonte;
- direcionar sua produção de conteúdo em termos de palavras-chave, quantidade de palavras, tamanho dos textos etc;
- otimizar o uso de imagens e muito mais.
3. Conteúdos atrativos
Além de otimizados para SEO, é preciso que os conteúdos que seguem técnicas de marketing para clínicas sejam relevantes. Isso significa que eles devem responder as perguntas de seu público antes mesmo que ele as faça.
É preciso ser consistente em suas postagens, bem como manter seu site ou blog atualizados. Boas noções de marketing de conteúdo podem fazer uma grande diferença nesse momento.
4. Depoimentos positivos dos pacientes
Seja em texto, seja em vídeo, é recomendado agregar depoimentos de clientes aos seus canais de comunicação. É comprovado que pessoas buscam por avaliações reais ao procurar por um serviço.
Se sua clínica costuma receber feedbacks positivos, basta adicioná-los ao seu blog ou site. Caso não seja tão comum, solicite a alguns clientes próximos que enviem sua opinião a você. Isso pode ser de grande ajuda para aprimorar sua imagem.
5. Definição da sua persona e brand persona
Quando for se comunicar com seu público e desenvolver estratégias voltadas para cativá-lo, é muito importante saber com quem você está conversando. Isso pode mudar tudo — desde a escolha da linguagem até os canais de comunicação usados. Para facilitar seu processo, defina de maneira sólida sua persona e brand persona.
Ao saber exatamente como abordar seu cliente ideal, padronize a comunicação. Não permita que pequenos deslizes, como o uso de abordagens diferentes em canais distintos, atrapalhem seu sucesso.
6. Uso das redes sociais
Ao buscar a aplicação de marketing para clínicas, as redes sociais devem fazer parte de sua estratégia. Elas são as maneiras mais simples — e de baixo custo — de chegar até quem importa. Ao definir sua persona e brand persona, será mais simples saber em quais redes seu público está concentrado. Com essa informação em mãos, é hora de construir um bom relacionamento com ele.
Invista em postagens que gerem engajamento, use todas as ferramentas disponíveis ao seu favor e não se esqueça de responder seu público. Ao deixá-lo saber que suas demandas importam de verdade, ele se aproximará muito mais facilmente de seu negócio.
O uso de marketing para clínicas traz, a cada dia, resultados mais positivos. Além de todas as vantagens citadas, a rentabilidade e a expansão de seus negócios são consequências de boas estratégias. Ao aplicar as dicas deste artigo, é bastante provável que você perceba, por si mesmo, os bons rumos que sua empresa tomará.
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