O que é telerradiologia e como ela contribui com o crescimento das clínicas odontológicas

A tecnologia avança a passos largos em diversos setores da economia e sociedade. Na área da saúde não é diferente, visto que as inovações trazem uma série de benefícios para profissionais e pacientes. O Cirurgião-Dentista, por exemplo, pode contar com laudos mais rápidos e precisos ao contar com a telerradiologia — uma possibilidade interessante para quem busca otimização e crescimento de sua clínica no mercado.

Quer entender em detalhes o que é e como funciona a telerradiologia odontológica e as principais diferenças para o método tradicional? Então, não perca o post que preparamos para você. Fique por dentro de todas as vantagens ao adotar essa tecnologia!

Afinal, o que é telerradiologia?

Para fazer diagnósticos e realizar planos de tratamentos em diferentes especialidades, o Cirurgião-Dentista conta sempre com o apoio dos Radiologistas. No entanto, apesar de as imagens de radiografia, tomografia e de outros exames serem essenciais para sua rotina de atendimento, as atividades voltadas para a emissão de laudos podem se tornar burocráticas e dispendiosas, tomando muito tempo dos profissionais.

Como solução dessa questão, surgiu a telerradiologia odontológica, uma prática tecnológica que permite a elaboração de laudos dos exames de imagem a distância — a equipe técnica realiza a captura das imagens bucais do paciente e depois as envia pela internet para seu Centro de Laudos ou Radiologista especializado.

No caso de Centros de Laudo, há um corpo clínico formado por especialistas em radiologia que examinam as imagens, fazem o laudo e enviam de volta, de forma digital, para o dentista. Trata-se, portanto, de um serviço que traz bastante agilidade para o atendimento, uma vez que o trabalho pode ser feito remotamente em tempo real e não há demora no envio e recebimento da documentação.

Para o profissional, essa possibilidade tecnológica permite oferecer um serviço inovador e mais completo, o que atrai e fideliza os pacientes, fazendo o seu negócio sair na frente da concorrência. Dessa forma, contar com os serviços de laudos a distância, que podem ser terceirizados ou não, é uma estratégia de empreendedorismo, pois você aproveita as facilidades da transformação digital para o seu negócio.

Quais exames são feitos pela telerradiologia?

O laudo digital ganha cada fez mais popularidade na rotina de médicos e dentistas, pois inclui os exames de diagnóstico por imagem de diferentes áreas, como:

  • Radiologia;
  • Tomografia;
  • Ressonância magnética;
  • Mamografia;
  • Densitometria óssea;
  • Medicina nuclear.

Quais as diferenças para a radiologia tradicional?

Agora que você já sabe o que é telerradiologia, então deve estar se questionando: mas qual é a diferença para a radiologia convencional? O objetivo de ambas as técnicas é a obtenção de imagens para uma visão panorâmica bucal, tomografias da face, diagnósticos da idade óssea, avaliação da ATM, identificação de lesões patológicas, de dentes inclusos, planejamento de implantes, entre outros objetivos.

O que difere uma da outra é a forma de emissão do laudo, pois, na telerradiologia, ele é realizado a distância, ou seja, em um local diferente de onde as imagens foram capturadas.

Trata-se de um serviço interessante para os Dentistas e Radiologistas, pois todos ganham tempo e qualidade no diagnóstico com essa atividade. Além disso, otimiza-se o tratamento do paciente, o que resulta na satisfação do cliente.

Quais as regulamentações e regras da telerradiologia?

A telerradiologia faz parte da telemedicina e, dessa forma, é regulamentada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). As regras para a atividade constam na Resolução CFM 2.107/14 e, assim, devem ser seguidas pelas empresas que prestam serviços na área.

A diretriz determina que, para os profissionais realizarem o exame, precisam ter um título de especialista em radiologia ou em diagnóstico por imagem, assim como aqueles que recebem as imagens nas clínicas de telerradiologia.

Além disso, estabelece que a transmissão dos exames deve estar acompanhada dos dados clínicos dos pacientes e ser autorizada por eles. O CFM determina, ainda, que somente empresas nacionais podem realizar serviços no segmento de telerradiologia.

Outro ponto importante é que o radiologista só pode exercer esse serviço de laudo a distância se tiver um equipamento e software de arquivamento e comunicação de imagens homologados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Como a transmissão de dados é digital, é necessário garantir a segurança em todo o processo, evitando que haja vazamento de informações dos pacientes. Desse modo, os sistemas precisam ser criptografados de ponta a ponta e as empresas que realizam o serviço devem ter um selo de certificação da Anvisa que demonstre a segurança no envio dos dados.

Quais cuidados devem ser tomados nessa área?

Alguns cuidados se fazem necessários na hora de trabalhar de forma remota. Seja para terceirizar laudos através de centros de diagnóstico ou apenas para ter a opção de trabalhar de forma digital em sua própria clínica, entenda que é sempre importante:

  • avaliar se os radiologistas são experientes e têm certificados para fazer os laudos dos exames odontológicos;
  • pesquisar se as empresas envolvidas possuem certificação da Anvisa, a fim de garantir que a transmissão dos dados é segura;
  • verificar se a empresa oferece o suporte técnico necessário caso haja algum problema na transmissão ou recebimento dos dados e imagens.

Os profissionais que passam a trabalhar com exames digitais precisam também adequar a infraestrutura de suas clínicas e consultórios com uma internet veloz e equipamentos de radiologia de alta qualidade.

Quais as vantagens dessa tecnologia na odontologia?

Se você já descobriu o que é telerradiologia, vai gostar de conhecer as vantagens dessa tecnologia nos consultórios e clínicas odontológicas. Acompanhe a seguir!

Rapidez na obtenção dos resultados

Os resultados dos exames são obtidos de maneira ágil. Nos casos de urgência, em que o paciente está sentindo muita dor, por exemplo, é possível ter o laudo em mãos em questão de minutos. Com isso, o Cirurgião-Dentista consegue fazer o diagnóstico e dar início a qualquer procedimento com rapidez.

Qualidade dos laudos

Os softwares utilizados na telerradiologia — como os desenvolvidos pela Radio Memory — permitem a distribuição de imagens em alta resolução, além de trazerem recursos interativos que propiciam uma qualidade maior para os laudos. Para o Cirurgião-Dentista, é um aspecto que vai ajudar na realização do tratamento, proporcionando procedimentos mais precisos, seguros e com resultados superiores.

Facilidade para arquivar imagens e laudos

As imagens e informações são digitais, o que facilita o trabalho do Dentista e do Radiologista. Nas situações de tratamento ortodôntico, levantamentos radiográficos extensos ou tomografias, por exemplo, toda a documentação fica armazenada de forma segura e com fácil acesso para o profissional. Nada se perde e a organização é totalmente automática.

Compartilhamento de relatórios com os pacientes

Caso o paciente seja atendido por uma equipe multidisciplinar, Radiologistas e Dentistas podem compartilhar as imagens e laudos dos exames com facilidade, dentro de um ambiente seguro, proporcionando que cada paciente receba um tratamento ainda mais completo para sua necessidade.

Segurança dos dados

Muitos profissionais ficam preocupados com a proteção dos dados de seus pacientes no uso da telerradiologia. Softwares com certificação Anvisa garantem a segurança das informações, possibilitando o armazenamento em nuvem dos exames, bem como o acesso rápido de qualquer dispositivo.

Sustentabilidade ambiental

Com a emissão de laudos a distância, a clínica de radiologia odontológica e o consultório do dentista reduzem o uso de filmes e papel, ou seja, passam a adotar a cultura paperless. Além de otimizar todo o atendimento, demonstram uma preocupação do negócio com o meio ambiente, visto que passam a adotar os arquivos digitais, que ficam salvos na nuvem.

Sua empresa passa a trabalhar com responsabilidade social — o que soma pontos para sua imagem perante o público — e não precisa dispor de um espaço para o armazenamento de exames.

Além de receber o diagnóstico de um modo mais rápido, essa tecnologia, assim como o consultório virtual, evita ainda a contaminação pelo novo coronavírus e por outras doenças, pois exclui o compartilhamento de documentos e pastas físicas, que podem ser condutoras de microrganismos. Acaba, portanto, sendo uma medida de segurança para pacientes e profissionais.

Gostou de acompanhar o nosso post, entender o que é telerradiologia e como essa tecnologia vai otimizar os seus serviços e fazer diferença no sucesso da sua clínica? Então, não perca tempo e passe a contar com laudos a distância para agilizar seu atendimento e, assim, atrair e fidelizar pacientes.

Para realizar laudos a distância com a mais qualidade, conte com a Radio Memory — empresa pioneira em softwares para a radiologia odontológica. Entre em contato com nossos especialistas, conheça o Studio 3 e outras soluções que desenvolvemos!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.