Paciente realiza procedimento em consultório odontológico

Como melhorar a experiência do paciente em meu consultório?

A experiência do paciente é, sem sombra de dúvidas, um dos pontos que podem definir o sucesso ou fracasso de uma clínica odontológica.

Se antes as estratégias visavam captar o máximo possível de clientes, hoje já são necessários fluxos de nutrição, oferecendo uma experiência diferenciada.

Além disso, hoje os pacientes estão muito mais exigentes na busca de soluções que atendam às suas necessidades. Mas como encantá-lo com o seu serviço? Continue lendo este artigo e descubra dicas essenciais para você implementar em seu consultório!

Experiência do paciente: Muito mais do que algo passageiro

No fluxo dos consultórios odontológicos, é comum que os pacientes não disponham de um dentista fixo. Isso pode ser explicado pelo fato do Brasil possuir um dos mercados odontológicos mais competitivos do mundo. Se o paciente não se sente confortável com seu serviço, ele naturalmente achará outro.

Além disso, deve-se destacar que a experiência do paciente é uma percepção construtiva que envolve todas as etapas de seu processo, desde o atendimento até o recebimento do exame. Sendo assim, quanto mais agradável for a sua jornada, mais chances você tem de fidelizá-lo, podendo até transformá-lo em seu promotor de marca.

Converse a mesma linguagem

Cada consultório possui um público-alvo diferente, mas que buscam por tratamentos semelhantes. Porém, cada paciente pode um pode ter um comportamento diferente, a depender das condições socioeconômicas, idade e região demográfica.

Dessa forma, é primordial que você entenda quais são as necessidades do seu público e dê o feedback com a mesma linguagem. Ao sentir que são ouvidos e que suas opiniões são levadas em consideração, você eleva a experiência oferecida a eles.

Crie um protocolo de boas-vindas para seu paciente

Fazer o seu paciente se sentir acolhido logo na primeira visita ao seu consultório pode ser um grande diferencial. Pensando nisso, ofereça a ele um protocolo de boas vindas.

Comece por enviar um SMS confirmando o agendamento da consulta. Pouco antes do dia, envie um lembrete para que seu paciente não se esqueça.

Quando ele já estiver em consultório, tire um tempo para apresentá-lo às instalações e a equipe. Por fim, ofereça um kit de boas vindas com informações institucionais e facilidades de pagamento, por exemplo.

Realize follow-ups

Outra forma de aprimorar a experiência do paciente com o seu serviço são os follow-ups.

Ao manter uma comunicação constante, você demonstra cuidado e preocupação, aumentando a sua satisfação e evitando possíveis desistências e remarcações.

Além disso, o envio de e-mails é, comprovadamente, um recurso funcional.

Invista nesse segmento, enviando também newsletters com novidades de seu consultório ou notícias da área.

Com isso, você aumenta a sua autoridade e ao mesmo tempo encanta o seu paciente.

Tenha a tecnologia como aliada

A tecnologia chegou para facilitar o seu trabalho. A sua utilização agrega inúmeros benefícios tanto para você quanto para o seu paciente. 

Utilize softwares específicos para esse segmento, como o iDoc. Com ele, você otimiza os processos e ao mesmo tempo oferece ao seu paciente um serviço personalizado. Além disso, com o agendamento online, seus pacientes têm a liberdade de escolher os melhores horários e datas, remarcar consultas e fornecer feedbacks.

Invista no pós-atendimento

Se uma coisa precisa ser entendida é que a experiência do paciente não termina após ele sair do consultório. Se você quer encantá-lo, precisa aplicar o pós-atendimento em sua estratégia. Aproveite os canais de comunicação para se mostrar disponível aos seus pacientes.

Além disso, envie e-mails, mensagens por aplicativos, lembretes e até mesmo felicitações de aniversários ou datas especiais, mantendo, dessa maneira, um relacionamento mais próximo com o seu paciente.

Cuide da ambientação de seu consultório

Pense também na experiência do paciente com o ambiente da sua clínica, pois não há nada melhor do que estar em um lugar e se sentir confortável.

Seja rigoroso com a limpeza e manutenções, tenha uma iluminação agradável, disponibilize assentos confortáveis, e se possível revistas e TV. Além disso, cogite disponibilizar uma rede Wi-Fi para que seus pacientes se mantenham conectados.

Paciente feliz = Mais chances de fidelizá-lo

Em suma, percebemos que tão importante quanto oferecer um serviço de qualidade, é a experiência que o paciente terá com o seu serviço.

Com o passar dos anos, a forma de se relacionar com o paciente mudou. Hoje, eles estão muito mais exigentes na busca de soluções que atendam às suas necessidades. 

Ao implementar as dicas acima, você eleva consideravelmente a experiência do seu paciente e também as chances de fidelizá-lo.
Não se esqueça de compartilhar este material com um colega de profissão e acompanhe o nosso blog para ficar por dentro do melhor conteúdo sobre odontologia.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.