prontuário odontológico digital

5 vantagens de adotar o prontuário odontológico digital na clínica

Para otimizar a rotina e trazer mais qualidade para o atendimento, é importante que os dentistas adotem o prontuário odontológico digital. Não dá mais para ficar no passado se você quer se destacar no mercado, atrair e fidelizar mais pacientes.

Trata-se de um sistema prático, fácil de acessar e seguro para armazenar os dados que só vai trazer benefícios e aumentar a satisfação do público. Quer conhecer melhor como funciona essa tecnologia, as 5 vantagens de adotá-la em sua clínica e os diferenciais do iDoc — da Radio Memory? Então, acompanhe o nosso post. Boa leitura!

Como funciona o prontuário odontológico digital?

Trata-se de um software que reúne todas as informações do paciente, como dados pessoais, exames, documentações e outras informações referentes ao tratamento. O objetivo é abandonar as tradicionais fichas de papel e ter o prontuário em um formato padrão no modelo digital.

Deste modo, basta se cadastrar ou receber alguma documentação radiológica através do iDoc, seja pela web ou pelo app, para que seu consultório virtual esteja acessível através do login usando seu e-mail e senha. É, portanto, uma ferramenta fácil de utilizar e importante para que o cirurgião-dentista tenha mais eficiência em seu dia a dia, oferecendo um atendimento diferenciado.

Quais as 5 vantagens de adotar essa tecnologia?

Quer entender por que contar com esse recurso vai fazer a diferença na sua clínica? Confira a seguir os 5 principais benefícios de utilizar o prontuário odontológico digital!

1. Agilidade nos processos

Com os dados dos pacientes armazenados eletronicamente, o dentista ganha agilidade no atendimento. Isso porque ele acessa de forma rápida as informações de que precisa sobre procedimentos já executados e laudos de exame, facilitando a tomada de decisão em relação à conduta que será adotada no tratamento.

Outro ponto é que não existe o risco de perder esses dados, como ocorre com o prontuário em papel, ou de ficar na dúvida por não entender o que está escrito. Desse modo, há mais segurança no atendimento oferecido ao paciente.

2. Aumento da satisfação dos pacientes

Com o prontuário eletrônico, sua clínica demonstra que está atualizada em relação às novas tecnologias, passando, desse modo, uma imagem positiva para o público.

Mas não é só isso: ter as informações do paciente reunidas em um único sistema contribui para oferecer um atendimento mais humanizado. Isso porque o dentista vai se dirigir à pessoa pelo nome e ter acesso a todo o seu histórico odontológico, o que permite uma atenção integral.

Além disso, o fato de não perder tempo anotando os dados em papel ou procurando pela ficha permite dedicar um tempo maior para a pessoa, explicando sobre o plano de tratamento e tirando todas as dúvidas que apareçam, o que vai melhorar esse relacionamento e fidelizar o paciente.

3. Maior segurança durante a pandemia

Utilizar o prontuário eletrônico é também uma boa estratégia na pandemia, evitando uma possível contaminação do novo coronavírus. É que você elimina os processos em papel, evitando o contato da sua equipe e até do paciente, principalmente com os laudos de exame.

Como tudo é digital, dá para consultar esses materiais pela tela do computador, uma forma de proteger o profissional, as pessoas que trabalham com ele e o público contra a Covid-19.

4. Facilidade no acesso e armazenamento aos dados

Ao utilizar essa tecnologia, o dentista pode ficar tranquilo, pois as informações de saúde de seu paciente são criptografadas e ficam armazenadas na nuvem, o que traz segurança e permite um acesso rápido por meio de qualquer dispositivo.

Desse modo, não há problema em perder a ficha em papel ou até mesmo um arquivo digital que fica armazenado apenas em um servidor local, algo que diminui os riscos de prejudicar o andamento dos tratamentos.

5. Compromisso com o meio ambiente

Por último, tem ainda a vantagem de reduzir o uso de papel na sua clínica ao utilizar o prontuário odontológico digital. É uma questão que vai muito além da diminuição de custos, pois representa um compromisso social do se negócio com o meio ambiente.

Quais os diferenciais do iDoc?

Ficou interessado em ter o prontuário digital na sua clínica? Quer saber qual tipo de software é o mais indicado para ter essas funcionalidades? Então, precisa conhecer o iDoc, lançado em 2008 pela Radio Memory.

Ele funciona como um consultório virtual na web, pois é um software que armazena as informações dos pacientes e faz o compartilhamento on-line dos exames. É prático de usar e, o melhor, é gratuito para os dentistas. O iDoc foi um dos sistemas pioneiros desse setor, por isso já é utilizado por mais de 100 mil profissionais.

Com ele, o dentista acessa digitalmente os exames dos pacientes que foram cadastrados previamente pela clínica radiológica, além de ter a possibilidade de fazer o cadastro de um novo paciente, solicitando os exames direto na clínica, inserindo dados como anamnese e histórico de saúde e mantendo as informações mais organizadas.

Recursos interativos

O programa tem o diferencial de permitir uma visualização mais detalhada das imagens, ajudando no planejamento e diagnóstico, já que conta com recursos interativos como brilho, contraste, zoom, entre outros.

Destaque também para o modelo digital, uma ferramenta do iDoc na qual o profissional analisa a arcada do paciente em 3D. Além de ajudar no trabalho do dentista, vai permitir que o público entenda de uma forma mais clara como será o tratamento odontológico.

Segurança dos dados

As documentações dos pacientes ficam armazenadas na nuvem, podendo ser acessadas de qualquer local. Contudo, a Radio Memory sabe da preocupação dos dentistas com esses dados, por isso garante esse backup em seus servidores iDoc.

Aliás, esse é um dos compromissos da empresa: oferecer uma solução que atende a todos os protocolos de segurança, garantindo a integridade e a confidencialidade do banco de dados dos pacientes.

As inovações na área da saúde são constantes e é fundamental que o dentista acompanhe essas tendências e implante as novas tecnologias em sua clínica. Adotar o prontuário odontológico digital vai melhorar todo o fluxo de trabalho e proporcionar um serviço de melhor qualidade para o público.

Quer conhecer todas as funcionalidades do iDoc? O programa é gratuito para os dentistas, acesse ou cadastre-se aqui.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.