Google Meu Negócio

O que é Google Meu Negócio e como usar a favor dos pacientes?

O marketing digital oferece diversas possibilidades para maximizar os resultados de uma clínica. Entender como funciona o Google Meu Negócio é uma das formas de aproveitá-las.

Essa ferramenta traz diversos benefícios a quem a usa, visto que aumenta a visibilidade de um negócio e, no caso das clínicas, ajuda a atrair mais pacientes. Sendo assim, vale a pena conhecê-la melhor.

Neste conteúdo, mostraremos como usar o Google Meu Negócio de forma a colocar a clínica na mira dos pacientes. Assim, você poderá aumentar o número de consultas e implementar estratégias com maiores chances de conquistar a fidelização.

Continue a leitura para saber mais!

O que é Google Meu Negócio?

A possibilidade de pesquisar por serviços em segundos mudou a forma como os pacientes procuram soluções. Atualmente, a facilidade de achar uma clínica por uma simples busca no celular faz com que seja preciso encontrar constantes formas de se destacar. Nessa hora, saber o que é Google Meu Negócio pode ajudar.

Ele é uma ferramenta que mostra um determinado serviço do lado direito do mecanismo de busca, a depender da palavra-chave inserida por quem pesquisa. Desse modo, se seu paciente buscar por “clínica de radiologia odontológica”, seu negócio pode surgir como uma opção — caso o termo seja bem utilizado nas estratégias de marketing digital.

Quando o resultado surge na tela, o paciente tem acesso a diversas informações sobre a clínica, como telefone, endereço, avaliações de outros pacientes, horário de funcionamento, fotos e vídeos. Em regra, o que aparecerá depende da maneira como o Google Meu Negócio é configurado.

Como funciona o Google Meu Negócio?

Essa é uma ferramenta automatizada. Logo, quando você cadastra a clínica e insere os dados, o negócio é posicionado junto a serviços similares e que podem aparecer para os pacientes quando eles digitam determinado termo. Apesar de outras soluções poderem surgir junto à sua no buscador, é importante investir nessa estratégia.

Afinal, aparecer entre as primeiras opções — quando dezenas de outras clínicas não o fazem — pode ser um grande diferencial competitivo. No mínimo, você conquistará uma maior visibilidade para a sua clínica.

Porém, se você unir outras estratégias a essa, as chances de obter resultados cada vez melhores aumentam. Uma produção de conteúdo relevante e o uso de tecnologias que tornem a consulta ágil e eficiente são bons exemplos de planejamento de marketing.

Como cadastrar a clínica e usar a ferramenta a favor dos pacientes?

Entender o que é Google Meu Negócio é apenas o primeiro passo para melhorar os retornos da clínica. Sem dúvidas, o mais importante é entender como usar a ferramenta a favor dos pacientes. Confira sugestões!

Adicione informações atualizadas

Para cadastrar o seu negócio, é preciso entrar em contato com a ferramenta. Nesse ponto, você deverá fornecer alguns dados sobre ele. Lembre-se de que quanto mais informações você puder incluir, melhor. Dessa forma, o paciente entenderá rapidamente quais são os diferenciais da sua clínica em relação às outras opções.

Além disso, é fundamental manter o Google Meu Negócio atualizado. Sem isso, os interessados podem ficar perdidos em relação ao horário de funcionamento correto da clínica ou, pior, podem não conseguir entrar em contato por telefone, por exemplo. Evite problemas como esses!

Pense na experiência de busca dos pacientes

Grande parte das estratégias de marketing digital se baseiam na experiência do usuário. Isso porque é preciso ofertar uma jornada relevante aos pacientes, garantindo que eles entendam a relevância do negócio e o insiram em sua rotina de saúde.

No entanto, priorizar a experiência de um paciente não significa apenas ofertar uma boa consulta. É preciso visualizar esse objetivo em todas as etapas da jornada. Assim, tente pensar em quais termos ele digitaria para encontrar uma clínica, por exemplo.

Formular personas pode ajudar muito nesse sentido, visto que elas ajudam a entender a personalidade de potenciais interessados, o que inclui seus principais hábitos, gostos e dores.

Ao entender um pouco mais sobre como ele pensa, invista na produção de conteúdos que ranqueiem com essas palavras-chave. Consequentemente, quando um interessado as digitar no Google, encontrará o seu negócio.

Incentive as avaliações

Os feedbacks de outros pacientes são muito valiosos para os novos. Afinal, ao saber como outras pessoas se sentiram em sua clínica, o lead poderá antecipar sua experiência e decidir se vale a pena ou não buscar seus serviços. Portanto, incentive aqueles que vão ao negócio a deixarem avaliações.

Em seguida, acate os retornos dados — mesmo que eles não sejam tão positivos assim. Lembre-se: a opinião do cliente é um dos termômetros mais precisos para nortear a tomada de decisão de um negócio.

Integre as opções

Na era digital, não é incomum que as clínicas usem diferentes canais para se comunicar. Telefone, WhatsApp, Facebook, Instagram e comentários no blog são exemplos disso.

Depois de saber o que é Google Meu Negócio, você poderá integrar todos esses canais em uma só ferramenta. Dessa maneira, o paciente terá uma facilidade maior em contatá-lo por meio do canal em que se sentir confortável.

Habilite a função de envio de mensagens

Além das funções citadas, a ferramenta também permite que os interessados mandem mensagens para os negócios. Existe a opção de desabilitar essa alternativa. Contudo, pode ser interessante mantê-la ativa. Isso porque o cliente atual está em busca de simplicidade na hora de encontrar soluções. Sendo assim, pode desistir facilmente de conhecer a clínica se achar difícil entrar em contato.

Entender o que é Google Meu Negócio, hoje, parece ser mais que uma escolha para as clínicas. Na verdade, não usar a ferramenta pode trazer resultados negativos. Afinal, por melhores que os serviços prestados sejam, eles não serão aproveitados se os pacientes não os conhecerem.

Com isso em mente, não deixe de cadastrar a clínica no Google Meu Negócio, e conte com este artigo de modo a usá-lo sempre a favor dos pacientes.

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