10 dicas para impulsionar o seu Instagram

As redes sociais, especialmente o Instagram, são ferramentas importantes e poderosas para melhorar a comunicação da sua clínica. Afinal, estar atento às novidades nas mídias digitais permite alcançar diretamente os seus pacientes.

Entretanto, para impulsionar o Instagram, é preciso bem mais do que criar um perfil e fazer postagens regulares: é necessário criar estratégias de engajamento e fazer com que a rede seja um recurso eficiente de audiência.

O objetivo deste post é refletir sobre a importância de se fazer presente nas redes sociais. Se você deseja impulsionar o Instagram e aproximar sua clínica do público-alvo, continue a leitura e aproveite as 10 dicas que trouxemos para ajudar nesse objetivo!

Por que é tão importante que as clínicas odontológicas estejam presentes no Instagram?

Desde que o Instagram passou a ser usado também como perfil comercial, a movimentação da rede aumentou exponencialmente. Muitos profissionais e empresas, aproveitando o boom de visibilidade, criam estratégias diferenciadas para atrair pessoas com o mesmo interesse.

Assim, surgem boas oportunidades de converter visitantes em potenciais clientes. Existe um ditado que diz “quem não é visto, não é lembrado”. Em um cenário cada vez mais competitivo, estimulado pelas facilidades digitais, não se fazer presente na vida do consumidor é perder as chances de sucesso.

10 dicas incríveis para impulsionar o Instagram e aumentar a visibilidade da sua clínica

O comportamento do consumidor mudou e o marketing é o caminho para chegar mais rápido ao público da sua clínica. Aproveitar uma rede social como o Instagram para destacar a qualidade do serviço e competência dos profissionais é uma das táticas mais inteligentes.

Tome nota das 10 dicas que trouxemos para ajudar você a ter um perfil de destaque e impulsionar seu Instagram da forma correta!

1. Ative o compartilhamento automático no Facebook

O Instagram permite que suas postagens sejam compartilhadas automaticamente no Facebook. Dessa forma, tudo o que você subir para uma rede será replicada na outra, poupando tempo e esforço.

2. Aprenda a usar as hashtags

As hashtags são parte fundamental do uso no Instagram. Saber dominá-las permite que seus pacientes encontrem a sua clínica ao buscar por tópicos de seu interesse. Use hashtags simples e relevantes para seu conteúdo — por exemplo, #sorriso #saudebucal #tratamentodentario #carie

3. Aproxime-se dos seus seguidores

Interagir com os usuários aumenta o engajamento deles com a clínica. Responda às mensagens recebidas pelo inbox e, quando permitido, poste fotos com os pacientes. Não se esqueça de marcá-los nas fotos.

4. Produza um bom conteúdo

De nada adianta seguir as dicas acima se o conteúdo postado for de baixa qualidade. Mesmo tendo um Instagram bem acessado, o importante é entregar valor em cada postagem, pois conteúdo de qualidade encanta os pacientes.

5. Mantenha seu perfil atualizado e em funcionamento

Garanta que seus dados estejam completos e atualizados no Instagram, uma vez que os pacientes podem buscar sua clínica na rede social. É primordial não desistir das postagens, pois conquistar usuários é uma tarefa constante.

6. Tenha um perfil comercial

Crie um perfil somente para a clínica, mesmo que seu perfil pessoal já esteja consolidado. O perfil institucional inspira maior confiança e profissionalismo. Assim, para aproveitar sua popularidade, crie o perfil e convide seus seguidores a também seguir e compartilhar o da sua empresa.

7. Crie uma identidade visual

O marketing sensorial utiliza técnicas de aproximação com o público por meio dos sentidos, e um deles é o visual. Seja criativo na hora de montar uma identidade para a sua clínica, fugindo do “mais do mesmo”.

Use uma imagem para melhorar o diálogo com o público de uma forma clara e objetiva, que tenha a ver com as questões de atenção com a saúde e bem-estar com os cuidados estéticos.

8. Use stories e faça vídeos

O Instagram é uma rede dinâmica com grande volume de postagens. Por isso, nem todas as pessoas têm paciência de visitar cada perfil para saber das últimas novidades.

A publicação nos stories é instantânea, rápida e, no geral, temporária. As pessoas são curiosas e acessam para ver o que está acontecendo. Assim, você pode postar o vídeo mostrando um antes e depois de um procedimento ou o depoimento de um cliente satisfeito, por exemplo.

9. Utilize boas imagens

Tenha cuidado com a qualidade das imagens, sobretudo, pelo fato de o seu negócio estar vinculado à saúde e estética. A maioria das pessoas que se preocupa em cuidar dos dentes valoriza o sorriso, por isso, suas imagens devem transmitir resultados incríveis para estimular o contato.

10. Saiba qual o melhor momento para postar

É preciso ter cuidado com o equilíbrio nas postagens, ou seja, manter uma periodicidade regular e não apelativa. A qualidade é, efetivamente, mais importante que a quantidade, por isso, adote a estratégia da relevância nas suas postagens.

Escolha assuntos que sejam interessantes, com informações de utilidade, se possível em datas e horários pré-determinados. Isso vai fazer com que os seguidores da sua clínica estejam sempre de olho, em busca de esclarecimentos.

Se você ainda não um perfil e deseja impulsionar o Instagram, crie já o seu, use essas dicas e perceba os resultados na interação com seus pacientes. Porém, esteja atento às regras do CRO, verificando sempre o que pode ou não ser publicado para não ferir a credibilidade do seu negócio.

Este post foi útil para as suas estratégias de marketing e divulgação da marca? Deixe seu comentário dizendo quais são as ações implementadas e os resultados alcançados!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.