Saiba como medir a satisfação do paciente da sua clínica de radiologia

A satisfação do paciente em uma clínica de radiologia é um fator fundamental para mensurar o seu sucesso. Afinal, aqueles que contam com os produtos e serviços de qualquer tipo de negócio tendem a ser os maiores termômetros de sua funcionalidade.

Contudo, é preciso saber como realizar uma medição eficiente. Caso contrário, não serão aproveitados os muitos benefícios que são conectados a essa prática, que envolvem desde uma maior visibilidade até a busca por melhorias contínuas.

Se você deseja conhecer as vantagens de compreender o quão satisfeitos os pacientes estão com seus esforços e aprender a determinar essa medida, prossiga com sua leitura!

Qual é a importância de medir a satisfação do paciente?

Não é incomum que as pessoas busquem evitar serviços que deixam a desejar. Essa atitude não é diferente com as clínicas de radiologia. Em linhas gerais, para que haja contentamento, o momento da consulta deve ser confortável, ágil e, em especial, eficiente.

Mas como saber se os esforços feitos em seu negócio atingem esse tipo de classificação? Bem, é nesse sentido que o monitoramento e a análise da satisfação do cliente atuam. Eles permitem que você entenda o que os consumidores pensam sobre os seus serviços.

Dessa forma, torna-se capaz de modificar os pontos que estão insuficientes. Além disso, é importante aprimorar os fatores positivos e minimizar gargalos — tanto no atendimento quanto no tratamento dos pacientes. São muitas as vantagens que a clínica acessa ao contar com a mensuração adequada, como:

  • redução de falhas e retrabalhos em todos os setores;
  • vantagem competitiva;
  • otimização de processos;
  • acesso a dados, que estimulam a cultura data driven do consultório;
  • melhorias no atendimento etc.

Na busca por conquistar tais proveitos, é importante saber qual é a melhor forma coletar os feedbacks adequadamente. Uma delas diz respeito às pesquisas objetivas. Nesse caso, a tecnologia é uma grande aliada em sua realização. Afinal, ela permite que os clientes sejam claros em relação às suas impressões.

Como elaborar uma pesquisa de satisfação?

A parte mais importante de utilizar esse tipo de estratégia é, previamente, ter a certeza de que ela se enquadra nas necessidades de sua clínica. Caso acredite que o público tende a não ser tão receptivo quanto imagina, tenha em mente em que existem diversas formas de mensurar a satisfação do paciente indiretamente. Algumas delas incluem os feedbacks online e as avaliações por telefone.

Contudo, esse tipo de pesquisa é capaz de trazer a opinião real e objetiva de seus pacientes até você. Isso facilita a implementação de mudanças. A seguir, algumas dicas para montá-la adequadamente serão dadas.

Desenvolver um questionário

Entregar uma lista de perguntas a quem entra no negócio é uma das formas mais simples de tomar conhecimento de sua opinião. É essencial que ela conte com questões claras e objetivas. Além disso, devem abordar o feedback em relação ao atendimento.

Grande parte do que o público pensa sobre um serviço vai além dele próprio. As etapas anteriores, como o acesso ao site, a facilidade de agendamento e a comunicação também fazem muita diferença. Assim, é fundamental mensurá-las.

Capacitar a equipe

Não só os gestores, líderes e pacientes devem estar a par da realização da pesquisa de satisfação. Toda a equipe precisa ser informada em relação a ela. É importante orientá-la a tirar quaisquer dúvidas que surjam durante o preenchimento, por exemplo. Isso fará com que a devida orientação seja estendida ao público.

Aposte em explicar o funcionamento do questionário aos colaboradores e norteá-los na hora de coletar feedbacks em redes sociais, fóruns e demais espaços on-line que auxiliem na mensuração da satisfação do paciente.

Se possível, invista, também, em capacitações que melhorem continuamente o atendimento por parte da equipe. Esse passo tende a ser muito importante para a visão que os pacientes têm de uma clínica, uma vez que a comunicação delimita a primeira imagem que eles terão do espaço. Esforce-se na intenção de oferecer o melhor possível.

Usar a tecnologia

Existem diversas ferramentas e softwares que agilizam qualquer tipo de mensuração. Elas podem ser usadas tanto em união com as pesquisas físicas quanto sozinhas, promovendo a sustentabilidade. Afinal, são automatizadas e permitem que os profissionais acessem métricas, gráficos e outras informações que orientam a percepção do público em relação à clínica.

Uma das possibilidades que as modernidades voltadas à área oferecem é o envio de pesquisas digitais ao e-mail, WhatsApp ou telefone do público que acessa suas soluções. Dessa forma, eles darão notas e deixarão observações em campos designados especialmente para isso, facilitando o trabalho da equipe de dados.

Essa é uma opção bastante recomendada a quem deseja evitar o desperdício de papéis e maximizar o uso de recursos. Afinal, é possível programar o disparo automático de mensagens que lembrem o público de avaliar os serviços.

Contudo, esse envio deve ser feito com moderação. Exagerar na comunicação tende a afastar o paciente e causar um efeito reverso, diminuindo sua satisfação.

Qual a melhor solução para minha clínica?

Escolher entre as formas físicas ou digitais de coleta de dados é algo que deve ser feito em união a todos os membros da equipe de colaboradores. A melhor opção será aquela que se alinha ao perfil dos pacientes e às possibilidades com as quais os setores contam.

Caso os times já estejam conectados ao uso da tecnologia e acostumados com as inovações voltadas à área de radiologia odontológica, é provável que os formulários eletrônicos façam um maior sentido. Porém, se sua clínica ainda não abraçou a transformação digital, é uma boa ideia fazê-lo assim que possível e minimizar a chegada da obsolescência.

Medir a satisfação do paciente tende a ser mais simples do que você imagina. Essa atitude une a análise das necessidades de seu público com o acesso às tecnologias de sua equipe. Ao realizá-la da forma adequada, é provável que os pontos fracos da clínica sejam otimizados, enquanto os erros são minimizados e os melhores resultados possíveis ganham forma.

Caso você se interesse por conhecer medidas capazes de aprimorar os resultados de seu negócio de radiologia odontológica, não deixe de assinar nossa newsletter. Dessa forma, você receberá novos conteúdos em seu e-mail sempre que eles forem publicados!

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