Radiologista realiza uma tomografia no paciente utilizando o tomógrafo cone beam.

Tomografia Computadorizada Cone Beam para iniciantes

“Não sei que tipo de raio é o X, mas sei que ele vai operar milagres.”

Disse Roentgen ao descobrir o Raio X, sem entender muito bem quais seriam suas aplicabilidades. Desde então, o Raio X se popularizou e se tornou um importante auxilio na odontologia e medicina.

Na saúde, já sabemos os vários benefícios provenientes dessa descoberta, mas hoje vamos falar da Tomografia Computadorizada Cone Beam, um tipo de exame desenvolvido para o estudo odontológico.

O primeiro tomógrafo surgiu na década de 70, batizado de Fan Beam. Após isso, no final da década de 90 surgiu o primeiro tomógrafo Cone Beam. 

Como é feito o exame?

Neste exame, é realizado um giro de 360° em torno da cabeça do paciente. De um lado saem os feixes de raio-x de forma cônica, e do outro lado a imagem é capturada pelo sensor. Estas imagens capturadas são enviadas para o computador. A partir disso, o radiologista vai manipular as imagens planejando o exame que chegará para o dentista.

Indicações

Suas indicações envolvem praticamente todas as especialidades clínicas, e o número de indicações aumentou com o surgimento de novos estudos e protocolos na odontologia. 

Entre elas, as mais solicitadas são:

  • Estudo para planejamento de implantes;
  • Pesquisa de fraturas radiculares;
  • Pesquisa de dentes inclusos;
  • Avaliação de patologias.

Outras aplicabilidades

Além disso, a tomografia Cone Beam também é utilizada no planejamento virtual associado a outros tipos de exame por imagem, como escaneamentos intraorais e faciais, o que auxilia na evolução da odontologia.

Com isso, especialistas de todas as áreas já utilizam o planejamento virtual, uma vez que ele pode envolver vários tipos de imagem. Em um programa é possível juntar as imagens da tomografia com o escaneamento e produzir guias cirúrgicas, realizar a cirurgias virtuais e diversas outras indicações.

Quer entender mais sobre a Tomografia Computadorizada Cone Beam?

Baixe o ebook Guia básico Tomografia Computadorizada Cone Beam – Entendendo melhor: o que é, como pedir e como interpretar.

Lá você vai encontrar as indicações, os termos mais comuns em tomografia, os conceitos básicos do exame que chega para você, além de um passo-a-passo de como interpretar e como solicitar o seu exame de tomografia. 

Se você é dentista, baixe o seu ebook e deixe ele sempre à mão para quando precisar!Se você é radiologista, você pode baixar o ebook e distribuí-lo em uma mala direta aos seus clientes dentistas, como uma forma de incentivá-los a entender melhor o exame que eles pedem, e assim, indicar sempre que for necessário!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.