como-funciona-escaneamento-intraoral

Entenda o que é e como funciona o escaneamento intraoral

A odontologia vive a era digital: são diversos equipamentos e técnicas que vêm trazer mais qualidade para os procedimentos, agilidade no trabalho do cirurgião-dentista e comodidade para o paciente. Entre eles, temos que destacar como funciona o escaneamento intraoral.

É uma tecnologia que possibilita, em poucos minutos, o registro das arcadas superior e inferior, agilizando diferentes tratamentos odontológicas. Neste post vamos mostrar o que é esse recurso, os benefícios para sua clínica e a importância das ferramentas tecnológicas na rotina do cirurgião-dentista.

Como funciona o escaneamento intraoral e quais são as vantagens?

Trata-se do uso de um scanner, que filma e digitaliza as arcadas dentárias, enviando essas imagens para o computador com um software, em que é possível obter a reprodução exata da cavidade oral do paciente. A câmera é pequena, coberta por um tubo fino, e rotaciona dentro do espaço intraoral sem causar incômodo ao paciente.

A tecnologia permite registrar, de forma rápida, detalhes como dentes, gengivas, tecidos moles, áreas difíceis de alcançar e oclusão, tudo em 3D e em cores reais.

Auxílio a diferentes tratamentos

As imagens obtidas permitem detectar problemas bucais, como fraturas e recessões gengivais, mas também é uma etapa importante para diferentes tratamentos, como:

  • ortodôntico;
  • implantes;
  • lentes de contato dental;
  • placas intraorais (para bruxismo);
  • confecção de próteses.

Vantagens para a clínica

Contar com o escaneamento intraoral traz uma série de benefícios, como:

  • praticidade para registrar as imagens;
  • precisão nos procedimentos;
  • ganhos estéticos nos tratamentos, pois o equipamento capta as cores reais dos dentes e gengivas, permitindo a confecção de próteses na coloração adequada;
  • rapidez na captação das imagens;
  • conforto para o paciente, que não precisa utilizar massinha de moldagem ou gesso;
  • alternativa eficaz para pacientes que não conseguem ficar imóveis para fazer a moldagem tradicional;
  • eliminação de erros e de retrabalho;
  • tratamentos que têm como resultado um sorriso com aspecto natural;
  • satisfação e fidelização dos pacientes.

iDoc: tecnologia aliada ao escaneamento intraoral

O iDoc é um software desenvolvido pela Radio Memory que armazena as informações dos pacientes e faz o compartilhamento online dos exames. Dessa forma, permite acessar online as imagens obtidas do scanner, facilitando o planejamento dos tratamentos. Isso acontece porque o programa permite a visualização nítida e tem recursos como zoom, brilho e contraste.

Qual a importância das ferramentas tecnológicas no trabalho do cirurgião-dentista?

Há diferentes tecnologias que vêm para agilizar o trabalho do cirurgião-dentista, permitindo que ele consiga fazer um trabalho com mais precisão e, consequentemente, com resultados superiores. São recursos que fazem a diferença especialmente em tratamentos de estética e de reabilitação bucal, como de implantes dentários e próteses.

Nesse sentido, se você deseja que sua clínica saia na frente, é preciso se manter atualizado quanto aos principais softwares, como o iDoc, e equipamentos da odontologia digital.

Saber como funciona o escaneamento intraoral representa uma evolução em diferentes procedimentos odontológicos. É um recurso que você pode ter em seu próprio consultório ou terceirizar de outras clínicas: o importante é incluir a captação dessas imagens digitais para realizar um trabalho com mais rapidez e precisão.

Quer conhecer melhor as funcionalidades do iDoc? Cadastra-se e descubra todos os diferenciais do software da Radio Memory, que já é utilizado por mais de 60 mil profissionais!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.