Administração de clínicas: saiba como melhorar os processos na radiologia odontológica

É comum que os profissionais de uma clínica de radiologia odontológica sejam altamente capacitados em sua área, mas tenham dificuldades para gerir seu negócio. Isso acontece porque a administração de clínicas não é um tema tratado na graduação. No entanto, a falta de controle nesses processos gera prejuízos, além de insatisfação dos pacientes.

Contudo, saiba que, com um pouco de organização e planejamento, é possível dar a atenção necessária para pontos importantes da sua clínica, como a agenda, finanças, atendimento, entre outros.

Quer entender como realizar a administração da clínica de radiologia odontológica de forma simples? Então, confira as dicas que reunimos no nosso post para ter sucesso com seu negócio!

Tenha um controle eficiente da agenda

Sabemos que é muito bom ter a agenda cheia de pacientes, porém é preciso ter organização nessa parte. É importante determinar o tempo médio para cada procedimento a fim de saber quantas pessoas podem ser atendidas por dia. Com isso, é possível saber o intervalo mais adequado entre os pacientes, evitando atrasos que podem comprometer a imagem da sua clínica.

Contar com um sistema digital para fazer essa organização e adotar o procedimento de avisar o paciente sobre a data da consulta no dia anterior — por telefone ou WhatsApp — são atitudes recomendadas para evitar faltas que podem deixar sua clínica com tempo ocioso e comprometer o faturamento.

Gerencie as finanças

Falando em faturamento, uma dica de administração de clínicas é realizar a gestão financeira. O primeiro passo é ter um controle do fluxo de caixa de maneira digital. É necessário registrar todas as entradas e saídas de recursos, como recebimento por procedimentos, pagamentos de plano de saúde, contas de luz, telefone, internet, aluguel, despesas com manutenção de equipamentos, materiais, salário da equipe etc.

Quando se trata de finanças, o dentista precisa ser bem disciplinado e organizado, categorizando as informações para identificar a procedência e o destino de cada recurso. Com isso, há mais transparência nos processos, permitindo identificar, por exemplo, custos elevados. Assim, é possível pensar em maneiras de redução dessas despesas, como renegociação de contratos, valores ou troca de fornecedores.

Estabeleça também um capital de giro para sua clínica, um valor que fica reservado para custear as despesas operacionais, ou seja, imprescindíveis para seu negócio funcionar. Dessa maneira, mesmo com algum imprevisto, você não compromete seu atendimento.

Faça a organização de dados

Realizar o controle de estoque, a gestão financeira e o atendimento do público gera muitos dados, por isso, é preciso ter certa organização. Então, invista em softwares para administração de clínicas, a fim de gerenciar os diferentes setores.

No caso dos pacientes, a dica é se valer do prontuário eletrônico para que essas informações fiquem seguras e sejam fáceis de ser acessadas pelos profissionais. Com o prontuário digital, o dentista reúne todo o receituário, tratamentos realizados, além das imagens e laudos dos exames já feitos.

A ideia é reduzir e até eliminar o uso do papel, para minimizar os erros nos processos e garantir excelência nos serviços.

Realize o atendimento humanizado

Para que a administração de clínicas seja eficiente, ou seja, tenha como resultados a atração e a fidelização de pacientes, é imprescindível realizar o atendimento humanizado.

É importante ser cordial com todos os pacientes e oferecer uma atenção integral, considerando não apenas o seu problema ou queixa, mas também seu estilo de vida, histórico de saúde e expectativas diante de um tratamento ou procedimento.

Assim, você proporciona um atendimento focado no indivíduo, de modo que ele se sinta amparado, respeitado, ouvido e tenha todas as suas dúvidas respondidas, criando uma relação de confiança entre profissional de saúde e paciente.

Invista em atualizações

Outro ponto fundamental se manter atualizado quanto aos softwares de administração de clínicas que possam aperfeiçoar o atendimento. Com isso, você otimiza o trabalho das equipes e melhora os resultados do negócio de modo geral.

Quando o público percebe que não perde tempo para realizar um exame de radiologia odontológica, que encontra equipamentos modernos e também facilidade na hora de ter o resultado, sabe que escolheu o lugar certo para realizar uma radiografia ou tomografia, por exemplo.

É recomendado, ainda, se atualizar quanto às melhores estratégias de marketing, para melhorar a imagem do seu negócio, principalmente utilizando as mídias digitais.

Traga novas tecnologias para a clínica

Para sair na frente da concorrência e melhorar os serviços oferecidos, é preciso trazer novas tecnologias para sua clínica de radiologia odontológica, seja em equipamentos, seja em sistemas para realizar laudos a distância.

Além de melhorar a qualidade dos procedimentos, ocorre a melhora da sua produtividade, pois poderá realizar os exames com mais agilidade, o que certamente vai resultar em ganhos maiores para o negócio.

Monitore e mensure a satisfação do paciente

Para garantir a satisfação do público, o melhor caminho é fazer uma pesquisa diretamente com os pacientes, para descobrir qual foi a experiência durante o atendimento, ouvir críticas, elogios e sugestões de melhorias.

A pesquisa de satisfação pode ser realizada por meio de um formulário em papel, na própria clínica, ou se valer de um formulário eletrônico, em que a pessoa fica mais à vontade para responder on-line. O importante é mensurar os dados obtidos para modificar ou aperfeiçoar os processos.

Capacite seus funcionários

Por fim, de nada adianta ter a cultura de um atendimento humanizado, trabalhar com tecnologias de ponta e fazer uma boa gestão financeira sem ter uma equipe que trabalhe em sintonia e de acordo com os valores da sua clínica.

Então não deixe de investir em treinamentos e cursos para que todos os serviços sejam padronizados e executados com qualidade.

Agora você já sabe como fazer a administração de clínicas para melhorar o fluxo de trabalho do seu negócio, investindo, principalmente, nas melhores tecnologias. Uma boa gestão depende também de bons parceiros. Por isso, conte com a Radio Memory para auxiliar você a gerenciar seu negócio na área de radiologia odontológica.

Gostou das nossas dicas? Quer ficar por dentro de mais conteúdos sobre o tema? É só seguir a nossa página no Facebook!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.