empreendedorismo-na-area-da-saude

4 dicas de empreendedorismo na área da saúde

Se tem um assunto que pode deixar os radiologistas e dentistas um pouco confusos é a gestão de clínicas e consultórios com o uso de estratégias para crescer no mercado. Muitos profissionais buscam o aperfeiçoamento técnico e científico, mas acabam deixando de lado o conhecimento voltado para o empreendedorismo na área da saúde.

É preciso entender que você tem um negócio, por isso deve buscar meios de atrair e fidelizar pacientes para se destacar. Para ajudar os profissionais nessa questão, preparamos este post com 4 dicas que podem ser colocadas em prática no consultório. Acompanhe!

1. Adote tecnologias digitais

O primeiro passo é fazer a transição para o mundo digital. Atualmente, existem diversas soluções que vão otimizar os processos em seu consultório, melhorando a sua produtividade, a qualidade dos serviços e a experiência do público.

Estamos falando de softwares de gestão para consultórios, que agilizam uma série de tarefas, e do prontuário eletrônico do paciente, que reúne os dados da pessoa e todos os procedimentos realizados.

2. Utilize a telerradiologia

Uma inovação que não pode faltar quando se fala em empreendedorismo na saúde é a telerradiologia. Essa é uma ferramenta que permite ao paciente realizar os exames com a mais alta tecnologia, sem contar a rapidez com que você recebe o laudo, já que ele é enviado online.

Dessa maneira, é possível analisá-lo em softwares próprios que permitem uma visão mais detalhada das imagens e um plano de tratamento mais preciso. Outra vantagem é a segurança dessas informações, que ficam armazenadas na nuvem, podendo ser acessadas de qualquer lugar.

É uma nova era para deixar os exames de papel para trás a fim de digitalizar todos esses processos em seu consultório.

3. Inove no atendimento

A tecnologia deve estar presente não só no momento em que o paciente está no consultório, mas antes e depois da consulta. Uma dica é contar com o agendamento online, um canal que o dentista pode disponibilizar em seu próprio site.

Com isso, o paciente tem a comodidade de marcar a consulta em qualquer horário e pode escolher com tranquilidade a data mais adequada para ele. Esse sistema também envia lembretes via e-mail ou WhatsApp antes do dia do atendimento para a pessoa não se esquecer, podendo confirmar se estará presente ou não.

Além de facilitar a vida do paciente, você tem uma economia de recursos, pois não precisa ter um colaborador que fique responsável somente por essa função.

4. Invista no marketing digital

Por último, para empreender com sucesso, é preciso que seu consultório e seus serviços sejam encontrados pelos pacientes na web. Por isso, invista no marketing digital, com um site completo da sua clínica, apresentando uso intuitivo, design agradável e responsivo, ou seja, que tenha uma boa visualização em diferentes dispositivos.

Marque presença também nas redes sociais, criando uma página profissional de seu consultório. Essa é uma maneira de divulgar seus serviços por meio de conteúdos sobre sua especialidade e outros temas de saúde. Você fica próximo do público, visto que tem uma interação mais direta.

Comece a se planejar com essas dicas de empreendedorismo na área da saúde: além de aumentar sua produtividade, é uma forma de se destacar no mercado, atraindo e fidelizando os pacientes. Além disso, é um caminho para o crescimento de novas profissões, como a dos radiologistas que emitem laudos a distância.

Gostou das nossas dicas para impulsionar seu consultório odontológico? Fique por dentro de outros posts como este! Basta assinar a nossa newsletter e receber conteúdos atualizados em seu e-mail.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.