Cultura paperless: o que é e como implementá-la na clínica

Com as inovações tecnológicas na radiologia odontológica, permitindo imagens digitais em alta resolução e facilidade de envio e acesso, pensar em exames no papel é algo que, em breve, ficará no passado. Essa é a ideia da cultura paperless ou “sem papel”, que implica em realizar os processos sem a necessidade da impressão.

Apesar de os arquivos digitais otimizarem as rotinas de trabalho, muitos dentistas ainda sentem a necessidade de ter a imagem em papel para ter mais segurança. Contudo, é algo que precisa mudar, pois, com os softwares em nuvem, os exames estão sempre acessíveis e até mais seguros.

Quer entender a importância de as clínicas de radiologia odontológica adotarem essa cultura e como isso pode ser implementado? Acompanhe nosso post!

Qual a importância da cultura paperless em clínicas?

Realizar os processos sem papel na clínica de radiologia odontológica mostra que a organização tem os olhos voltados para o futuro. Em primeiro lugar, ela realiza um serviço mais sustentável, demonstrando sua responsabilidade social.

Mas não é só isso: é importante pensar que há redução de custos sem a necessidade de adquirir papéis para a impressão de diagnósticos e também dispensa um espaço físico para fazer esse armazenamento.

O compartilhamento de imagens digitais acelera ainda todos os processos, permitindo o laudo a distância e também que o dentista receba o diagnóstico mais rapidamente, o que traz benefícios ao seu paciente.

Por último, um fator que ganhou destaque em 2020 é que a cultura paperless também é necessária para evitar contaminação, visto que as pastas e exames podem ser condutores do novo coronavírus. Sendo assim, os arquivos digitais evitam o risco de qualquer contágio, trazendo mais segurança para profissionais de saúde e pacientes.

Como essa cultura pode ser implementada?

Deseja implementar a cultura paperless em sua clínica? Então, confira as dicas que preparamos:

  • adote um software para a realização dos diagnósticos, possibilitando o uso da telerradiologia e também o envio rápido para o dentista;
  • digitalize outros documentos, como o prontuário do paciente;
  • escolha um programa que permita o armazenamento em nuvem para que os arquivos fiquem seguros e possam ser acessados de qualquer local;
  • sabemos que a rotina administrativa ainda faz uso de papel, por isso, adquira papéis recicláveis para as impressões que não podem ser eliminadas;
  • conscientize os colaboradores para reduzir o uso do papel e imprimir somente o essencial;
  • converse também com os parceiros, como os dentistas, demonstrando as vantagens da cultura paperless.

Quais as ações da ABRO nesse sentido?

A Associação Brasileira de Radiologia Odontológica e Diagnóstico por Imagem (ABRO) lançou a campanha incentivando o diagnóstico sustentável, ou seja, sem o uso de papel. A entidade destaca a praticidade dos processos, além da segurança, principalmente por conta da pandemia da Covid-19.

Se você ainda faz a impressão dos exames, repense sua rotina de trabalho e invista na cultura paperless. É uma forma de otimizar o trabalho da sua clínica, cuidar do meio ambiente e também evitar qualquer contaminação.

Viu só como é importante que as clínicas de radiologia odontológica passem a investir nos arquivos digitais? Compartilhe essas informações em suas redes sociais para que mais profissionais se conscientizem sobre essa questão!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.