Confira 5 indicadores de desempenho para clínicas de radiologia

Você tem avaliado a performance da sua clínica de radiologia? Essa é uma medida essencial para atestar a eficiência da sua estratégia de gestão e seus processos. Uma das maneiras de fazer essa avaliação é a partir dos indicadores de desempenho, também chamados de KPIs — um conjunto de métricas que servem para mensurar o desempenho do seu negócio em diferentes aspectos, indicando se os resultados esperados são alcançados.

Ao utilizá-los, será possível conhecer pontos positivos e de melhoria, além de ter dados que otimizarão a tomada de decisões. Neste post, separamos 5 indicadores de desempenho que você não pode deixar de usar. Confira!

Quais são as principais métricas para clínicas de radiologia?

Como em qualquer empreendimento, para que haja uma boa gestão na clínica, é necessário basear as análises e decisões em informações relevantes. Elas serão fundamentais para direcionar as ações a fim de melhorar os processos e aumentar o desempenho. Na sequência, veja 5 dos KPIs mais importantes nessa área de atuação.

1. Satisfação do paciente

O objetivo desse indicador é demonstrar o nível de satisfação dos pacientes com o atendimento e serviços oferecidos. Com essa informação, você pode identificar e corrigir aspectos que levariam um indivíduo a desistir de procurar por sua clínica ou não a recomendar para um amigo ou familiar. Essa avaliação pode ser feita com questionários disponibilizados na sala de espera, por e-mail ou via SMS.

2. Taxa de permanência

Métrica voltada para identificar quanto tempo, em média, gasta-se para realizar os exames em cada paciente. Assim, é possível pensar em medidas para que esse processo demore menos para ser concluído sem perder a qualidade.

3. Ticket mensal

É utilizado para avaliar os gastos que cada paciente tem ao realizar procedimentos na sua clínica. Trata-se de um indicador interessante para verificar a necessidade de aquisição de novos equipamentos e oferecimento de outros serviços.

4. Taxa de retorno

Está relacionada ao número de pacientes que voltam à clínica para realizar procedimentos. Quando está baixa, pode indicar insatisfação com o atendimento ou serviços.

5. Cancelamentos e faltas

Essa taxa demonstra a frequência de cancelamentos e faltas pelos pacientes e também pode estar relacionada ao grau de satisfação.

Como o uso da tecnologia ajuda no acompanhamento de indicadores?

Embora a utilização de planilhas e papéis pareça suficiente para acompanhar esses indicadores, a verdade é que optar por métodos mais tradicionais como esse para fazer a medição pode diminuir a eficiência da sua análise, pois há chances de ocorrerem erros humanos no registro das informações, bem como a perda de dados. Atualmente, existem softwares que, além de medir, entregam uma avaliação precisa e completa da sua performance.

Como analisar os indicadores de desempenho adequadamente?

Em primeiro lugar, você deve ter em mente que focar muitos indicadores tende a dificultar o seu trabalho em vez de colaborar com ele. Desse modo, o ideal é definir métricas-chave, ou seja, aquelas que realmente são interessantes para o seu negócio. Ao fazer a análise, priorize os dados que indicam claramente em que pontos é possível melhorar sua conduta e adéque suas estratégias a partir disso.

Perceba, então, que os indicadores de desempenho são aliados fundamentais na administração de uma clínica de radiologia, uma vez que fornecem informações preciosas as quais permitem um alinhamento mais concreto com os objetivos traçados

Gostou deste conteúdo? Aproveite a visita para complementar seus conhecimentos e saber como melhorar os processos na radiologia odontológica!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.