sistema online na clínica de radiologia

Por que utilizar um sistema online na clínica de radiologia odontológica? Entenda aqui

A chegada da tecnologia na área de saúde gerou grandes impactos. Eles abrangem tanto a rotina dos profissionais quanto a dos pacientes. Fatores como o uso de inteligência artificial (IA), Machine Learning e sistemas online trouxeram inovação aos espaços — e as clínicas de radiologia não são exceções ao caso.

Em função desse movimento, passa a ser interessante buscar, cada vez mais, por praticidade, escalabilidade, segurança e agilidade em seu atendimento — em especial, para os que desejam se manter ativos nesse cenário. Logo, é fundamental caminhar junto à implementação dessas tecnologias. Assim, será possível entregar a qualidade que o público procura ao consultar-se em sua clínica.

Entenda mais sobre o assunto ao prosseguir com a leitura!

Implementação de sistemas online

O uso de sistemas digitais na radiologia não é recente. O primeiro software de cefalometria computadorizada, por exemplo, foi lançado em 1994 no Brasil, por Fábio Matosinhos, fundador da Radio Memory. Contudo, com o passar dos anos, novas modernizações surgiram, trazendo o que há de mais inovador para as clínicas.

A rotina de profissionais de radiologia pode ser bastante corrida. Entre atendimentos de balcão e agendamentos, eles precisam cuidar dos pormenores por trás de cada consulta. Nessa hora, é essencial prezar, ainda, pela segurança dos dados dos pacientes. Sendo assim, priorizar a simplificação de processos pode trazer excelentes resultados à clínica.

Inevitavelmente, uma das melhores formas de fazer isso é por meio da tecnologia. A escolha das ferramentas certas tende a automatizar tarefas rotineiras que gastam tempo, por exemplo. Desse modo, os colaboradores, de maneira geral, podem focar no essencial durante cada consulta: o bom diagnóstico e a satisfação do paciente.

Benefícios de usar um sistema online na clínica de radiologia

Existem muitas vantagens ligadas ao uso de sistemas tecnológicos na clínica. Elas abordam desde a maximização da produtividade dos times até o conforto dos pacientes. A seguir, confira as principais!

Telerradiologia

Antes mesmo da pandemia, a telerradiologia já fazia parte de um movimento que ganhava força. Contudo, na atualidade, esse conceito se solidificou, quebrando por completo as barreiras geográficas entre os pacientes e os radiologistas. Consequentemente, o modelo deixou de ser uma novidade para se tornar uma necessidade nos espaços que prezam pela inovação.

O uso da telerradiologia permite um atendimento à distância com qualidade. Dessa maneira, os pacientes podem se manter seguros e recebem a atenção de que precisam. Nesse momento, os dados usados são integrados ao sistema online, garantindo a proteção de informações confidenciais.

Acesso simplificado

O tempo gasto entre um atendimento e outro faz toda a diferença na clínica de radiologia. Otimizá-lo tende a expandir os resultados.

Isso porque essa estratégia minimiza esperas, maximiza a jornada de trabalho do radiologista e leva a ajuda necessária a mais pessoas. Ao usar um sistema online, o acesso às informações necessárias para o atendimento passa a estar à distância de um clique.

Afinal, tudo que é preciso para acessá-lo é a internet. Além da praticidade, a inovação também libera espaço, uma vez que dispensa o uso de armários e locais de armazenamento dos dados dos pacientes.

Por fim, o uso de um sistema online garante responsividade para o usuário, permitindo que ele acesse as soluções de que precisa de qualquer gadget.

Informação integrada

Centralizar o acesso à informação é uma atitude que tem sido cada vez mais valorizada em todas as áreas. Ela permite que os colaboradores acessem tudo de que precisam com maior rapidez e facilidade, usando o conhecimento ao seu favor. Esse é mais um benefício do uso de um sistema online.

Por meio dele, qualquer funcionário autorizado pode acessar os dados necessários para garantir conforto e qualidade em todas as etapas do atendimento ao paciente. Além disso, o sistema possibilita a emissão de guias e o acesso a prontuários eletrônicos, otimizando a atuação dos profissionais de radiologia.

Gestão financeira facilitada

Gerenciar as finanças adequadamente é uma necessidade para qualquer clínica. Sistemas modernos e que visam a integração tendem a auxiliar, também, a administração financeira das clínicas.

Afinal, eles reúnem dados dessa natureza, permitindo o acesso simplificado a guias de pagamento, notas e demais documentos fundamentais para uma boa gestão.

Diferencial competitivo

A transformação digital veio para ficar. Com todos os pontos citados, é possível perceber que as clínicas que não se adaptarem correm o risco de perder o interesse de potenciais clientes. Isso porque tenderão a operar com lentidão e em desalinhamento com os avanços tecnológicos.

Por outro lado, os negócios que se adaptarem às necessidades do mercado tendem a prosperar. Ao notarem a inovação e a inteligência dos processos, os clientes passam a confiar mais na qualidade dos serviços prestados, priorizando a clínica em relação à concorrência.

Sendo assim, o uso de um bom sistema online pode atuar como um grande diferencial. Para isso, é essencial adequar o software às especificidades da clínica e treinar a equipe para que ela consiga tirar o máximo proveito da ferramenta.

A escolha do melhor sistema

Quem deseja obter esses benefícios pode contar com modernizações que unem web e desktop. Elas podem ser usadas na impressão, produção e distribuição de documentações e exames radiológicos, além de permitirem a realização de traçados e laudos digitais. Alguns recursos desse sistema incluem:

  • suporte a laudo por voz;
  • cadastro simplificado de pacientes;
  • navegação por modelos 3D;
  • edição e captura de imagens;
  • integração com a nuvem;
  • ferramenta para exames de laudo e cefalometria, entre outros.

Também é possível contar com módulos adicionais, como IA para marcação de análises e montagem de templates automáticos e personalizados. Tudo isso por meio das soluções de radiologia digital da Radio Memory, empresa líder e pioneira no fornecimento de softwares para o segmento.

O sistema online da Radio Memory atende não só às necessidades dos profissionais e pacientes da era digital, mas também agrega todas as vantagens apresentadas, permitindo que a clínica se desenvolva mais e mais a cada dia. Por fim, o sistema impulsiona a conquista de resultados excepcionais no mercado, destacando seus serviços diante da concorrência.

Quer saber ainda mais sobre o que nossas soluções podem fazer por sua clínica? Entre em contato conosco hoje mesmo. Temos consultores prontos para atendê-lo e tirar todas as suas dúvidas!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.