Paciente realizando o escaneamento intraoral

Como o radiologista pode se diferenciar através do escaneamento intraoral?

Oferecer o melhor diagnóstico nem sempre é uma tarefa fácil. Além do investimento necessário na aquisição de conhecimento, produtos e insumos, é importante saber vender o seu serviço.

Além disso, os recentes avanços na área da radiologia odontológica permitiram que muitos profissionais aderissem a cultura digital, ou cultura paperless, o que aumentou a qualidade do serviço prestado e consequentemente também a satisfação do paciente.

Um dos procedimentos mais utilizados e recomendados é o escaneamento intraoral, que substitui os modelos de alginato e traz mais confiabilidade e qualidade aos processos.

Contudo, é normal que surjam dúvidas sobre como oferecer esse serviço. Quer saber como explorar o melhor da ferramenta e se diferenciar em seu trabalho? Continue lendo o artigo e descubra a seguir!

O escaneamento na era digital

Se antes os procedimentos de radiografias intraorais contavam com menos eficiência e muito retrabalho, hoje, com o escaneamento intraoral você consegue resultados mais precisos em menos tempo.

A possibilidade de visualizar simultaneamente a cavidade oral do paciente é uma grande vantagem em relação a técnica analógica, pois facilita o planejamento do radiologista e o tratamento do paciente.

Mas esse não é o unico benefício proporcionado por esse procedimento. Confira abaixo algumas aplicabilidades e vantagens dessa prática na radiologia odontológica:

  • Estudo de mapa oclusal codificado por cores (Realiza a oclusão de forma mais fiel);
  • Captação de cor das coroas dentárias;
  • Planejamento virtual de cirurgias;
  • Correção de falhas na arcada dentária do paciente;
  • Utilização das imagens obtidas pelo scanner para planejamentos virtuais;
  • Mais precisão, anulando os riscos de distorção nos modelos;
  • Elimina o espaço físico para a confecção de moldes;
  • Traz mais conforto ao paciente;
  • Armazenamento das imagens por tempo indeterminado.

Como me diferenciar com o escaneamento intraoral?

Não há dúvidas de que a utilização do escaneamento intraoral é uma alternativa promissora para se diferenciar da concorrência, e te fazer um profissional reconhecido no mercado. 

No que se diz respeito à relação com os cirurgiões-dentistas, muitos radiologistas encontram dificuldade em fazer seu diagnóstico ser valorizado. Ao trazer essa tecnologia para a sua clínica, você aumenta o respaldo do seu trabalho e também a confiança desses profissionais.

Além disso, o escaneamento intraoral traz novas possibilidades no recebimento e envio destes exames, cabendo ao radiologista escolher a forma que melhor se adequa ao seu modelo de negócio.

Uma possibilidade seria o compartilhamento apenas da visualização dos modelos, sem necessariamente disponibilizar o download de arquivos OBJ ou STL, por exemplo. Além disso, outra possibilidade seria o envio do arquivo, muitas vezes recomendado em casos mais complexos, como planejamentos ortodônticos e guias cirúrgicas.

Do mesmo modo, outro importante aspecto a ser considerado é a experiência do paciente com o seu serviço, pois as massas de moldagem geram grandes incômodos a essas pessoas, podendo até mesmo ser um empecilho para o paciente realizar o exame.

Dessa forma, oferecer uma solução mais rápida e confortável é um diferencial que definitivamente impactará na hora de optar pelo seu serviço. 

A integração do escaneamento intraoral com os programas da Radio Memory

Os scanners intraorais são comercializados através de diversos modelos e fabricantes diferentes. Cada marca possui a sua particularidade e utilizam programas diferentes.

Porém, isso pode acabar se tornando um problema para o radiologista, pois na hora de oferecer o serviço ao dentista, ele pode ficar perdido na hora de receber exames que necessitem de programas diferentes.

Pensando em trazer uma solução descomplicada para esses profissionais, a Radio Memory gera visualizadores interativos diretamente no iDoc.

Essa possibilidade agrega inúmeros benefícios ao seu negócio, uma vez que a configuração é feita uma única vez, e permite o envio e visualização do modelo de STL diretamente na tela de qualquer dispositivo com acesso à documentação pelo iDoc.

Confira abaixo outras vantagens que você terá ao utilizar o seu scanner integrado aos sistemas da Radio Memory:

  • Utilize o iDoc e visualize o seu exame de qualquer lugar, sem precisar baixar nada;
  • Manuseie recursos como zoom, simulação da mastigação, oclusão dentre outras, para uma visualização mais inteligível de seu exame;
  • Navegue pelos cortes sagital e coronal e tenha mais mobilidade na visualização do modelo STL, te proporcionando um diagnóstico mais preciso;
  • Os recursos dentro do Studio 3 agregam mais qualidade e sofisticação nas atividades. Nos estudos de modelos, realize análises de forma automática sem necessidade da marcação de pontos, ou manualmente se assim preferir.
  • Controle o nível de acesso de Dentistas e Pacientes, decidindo se estes usuários podem fazer o donwload do arquivo na íntegra ou apenas navegar em sua visualização

O digital veio para ficar

Em suma, vemos que a cultura digital agregou muitas vantagens na radiologia odontológica. Desde a tomografia computadorizada, passando pela telerradiologia e chegando ao escaneamento facial e intraoral, as atividades se tornaram mais ágeis, automatizando processos e trazendo melhores resultados. 

Nesse sentido, se você quer ser um profissional reconhecido no mercado, é necessário se manter atualizado quanto aos principais softwares e equipamentos da radiologia odontológica. 

Por fim, se você gostou desse post e quer se manter atualizado sobre as últimas novidades e tendências para o setor, acesse o nosso blog. Nele, você sempre fica atualizado e conta com diversos conteúdos acionáveis para implementar em sua clínica, além de conhecer melhor os nossos serviços como o Studio 3, que aliado ao escaneamento intraoral agrega mais qualidade e confiabilidade ao seu trabalho.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.