Profissional da radiologia odontológica que trabalha com exames digitais

Como obter sucesso fornecendo exames digitais em minha clínica?

A distribuição de exames digitais agrega inúmeros benefícios à rotina de radiologistas.


Mais conforto, mais agilidade, mais interatividade. Com o auxílio da tecnologia, seus exames já nascem digitais e se tornam ainda mais sofisticados e interativos.

Mas como obter sucesso com esse tipo de exame? Se você tem dúvidas sobre como adotar essa metodologia e quer se diferenciar da concorrência, continue lendo este artigo e descubra dicas essenciais para você implementar em sua clínica!

Fluxo Tradicional X Fluxo digital

Embora seja indiscutível a sua contribuição para a radiologia odontológica, o fluxo tradicional impõe uma série de limitações ao diagnóstico, sobretudo de tempo e recurso humano.

Após a realização do exame, o radiologista precisa imprimir o exame e encaminhá-lo para o centro de triagem. Somente após isso é que o exame pode sair para a entrega e chegar ao cirurgião-dentista.

Sabemos que a rotina de profissionais da radiologia pode ser bastante corrida. Entre uma tarefa e outra, otimizar alguns minutos pode fazer toda a diferença, especialmente em situações de urgência. É nesse momento que a radiologia digital se diferencia.

Com o fluxo digital, é possível requisitar e distribuir exames para cirurgiões-dentistas de forma online. Além disso, você desfruta de toda sofisticação e interatividade oferecida pela tecnologia, como o acesso facilitado em diferentes dispositivos e ferramentas como zoom, contraste e filtros, que facilitam o compartilhamento das informações odontológicas entre clínicas e cirurgiões-dentistas.

Além disso, a experiência do paciente foi bastante aprimorada com a evolução tecnológica. Se antes eles tinham que enfrentar exames invasivos e nada confortáveis, hoje é possível desfrutar de uma experiência cada vez mais personalizada, interativa e humana.

Exames digitais e o compromisso com o meio ambiente

Antes da evolução digital, a rotina nas clínicas de radiologia demandavam algumas práticas nada sustentáveis. Isso porque, além do constante uso de papéis para a produção de diagnósticos, outros insumos como filmes radiológicos, reveladores e fixadores são extremamente prejudiciais ao meio-ambiente e, se descartados de forma incorreta, acarretam na contaminação do solo e de lençóis freáticos.

Nesse sentido, o uso dos exames digitais faz toda a diferença no quesito responsabilidade ecológica. 

Ao contrário da radiologia convencional, que realiza os registros de imagem por meio de um filme radiográfico, na versão digital essa captura é feita por sensores, que enviam as imagens para um computador. Assim, com as imagens no ambiente virtual e com a distribuição digital dos exames, evita-se o acúmulo desnecessário de pastas e papéis.

Adotando essas práticas, é possível reduzir a geração de lixo no trabalho, se posicionando como um profissional ecorreponsável.

Como me diferenciar oferecendo exames digitais?

Que a utilização dos exames digitais se faz benéfica na radiologia odontológica todos nós já sabemos. Mas como utilizar essa prática para diferenciar o seu serviço da concorrência e atrair mais clientes? Confira abaixo algumas dicas para adotar em sua clínica:

Utilize softwares de qualidade

A utilização de um bom software faz toda a diferença na hora de oferecer exames digitais. Quanto mais completo for o software que você utilizar em seu trabalho, mais recursos você terá disponível para oferecer um diagnóstico de melhor qualidade. Além disso, escolha apenas sistemas que sigam as exigências da vigilância sanitária. 

Esteja em conformidade com a LGPD

Lei de grande importância para a área da saúde, a LGPD visa garantir um processo mais seguro no gerenciamento de informações para proteger a integridade dos dados pessoais. Nesse sentido, é extremamente importante que você tenha todo o cuidado na hora de compartilhar os dados de seus pacientes. Por isso, conheça a fundo a lei e faça um mapeamento do processo de dados de sua clínica. Estando em conformidade com a LGPD, você evita que a sua clínica sofra penalidades, e se posiciona como um profissional antenado.

Invista no Marketing digital

O marketing digital é uma poderosa ferramenta que pode alavancar ainda mais o seu trabalho com exames digitais. Por essa razão, procure estar presente nos principais canais de comunicação não somente para divulgar o seu trabalho, como também para se engajar e difundir essa ideia com os seus parceiros dentistas e pacientes. Com isso, além de conseguir mais visibilidade e reconhecimento profissional, você cultiva a cultura digital entre os seus colegas de profissão.

Qualifique o seu atendimento

Pouco adianta você oferecer exames com toda a qualidade proporcionada pelo digital se o seu atendimento não está alinhado com o seu serviço. 

Pensando nisso, disponha de uma equipe capacitada e organizada, segmentando o contato com o paciente desde o primeiro contato para que ele desfrute de uma boa experiência. Além disso, envie mensagens de texto e emails para seus pacientes com informações de consultas e lembretes.

Invista na telerradiologia

Não menos importante, esse é outro exemplo de como a tecnologia tende a atuar em prol do sucesso das clínicas. O laudo remoto é uma facilidade que se estende a todos os envolvidos nos serviços de radiologia odontológica.

Enquanto pacientes, em especial os que enfrentam barreiras geográficas, passam a ter acesso aos resultados de seus exames e tratamentos adequados sem se deslocar, os profissionais se tornam capazes de atender a partir de qualquer lugar e solucionar questões com muito mais rapidez.

Além de dar grandes passos na hora de saber como melhorar o atendimento em clínicas, essa modernidade ainda otimiza o acesso à saúde e bem-estar.

Como a Radio Memory pode ajudar?

Pioneira no desenvolvimento de softwares e novas tecnologias para a radiologia odontológica, a Radio Memory é a melhor solução para quem quer ser referência no mercado. 

Com o Studio 3, você dispõe de uma suíte de aplicativos para agilizar e trazer qualidade para a radiologia odontológica, desde agendamentos de consultas e gestão financeira até recursos de inteligência artificial que agregam ainda mais valor no diagnóstico oferecido.

Além disso, você encanta os seus dentistas parceiros divulgando para eles o iDoc, plataforma utilizada por mais de 90 mil cirurgiões-dentistas. Com ele, seus dentistas contam com um consultório virtual, onde ele pode requisitar e distribuir exames de forma online, além de contar com recursos interativos em seus exames, como a aplicação de zoom, brilho e contraste e um poderoso visualizador nativo em 3D.

Quer saber ainda mais sobre o que nossas soluções podem fazer por sua clínica? Entre em contato conosco hoje mesmo. Temos consultores prontos para atendê-lo e tirar todas as suas dúvidas sobre os nossos programas!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.