Transformação digital na radiologia e odontologia: impactos da COVID-19

É inevitável dizer que a pandemia da COVID-19 acelerou a transformação digital na radiologia e odontologia. Mas qual a relação entre esses serviços e a crise gerada? Mais importante ainda: como a tecnologia pode ajudar? É disso que vamos falar, neste artigo.

Desde a mudança para home office até as recomendações da Organização Mundial da Saúde para permanecer em casa, muitas alterações na rotina do setor foram percebidas. Mesmo que nem todos consigam segui-las, pois a saúde é considerada serviço essencial, é preciso atentar para os impactos da pandemia e para o fato de que a transformação digital não para. Continue com sua leitura para saber mais.

Como a transformação digital na radiologia e odontologia é uma alternativa para enfrentar a crise?

Enquanto a pandemia é parte de um cenário temporário, a transformação digital é contínua. Tudo o que acontece nos entornos da radiologia e da odontologia é marcado por inovações que buscam facilitar o trabalho dos profissionais e da população em geral. Isso, por sua vez, impacta diretamente o futuro da área e de seus pacientes e, uma vez que essas alterações são absorvidas, não há como retroceder.

Em outras palavras, a transformação digital na radiologia e odontologia é parte de um movimento mundial que aponta e comprova a eficácia da tecnologia e da modernização para gerir crises, aprimorar processos e levar ajuda a quem precisa em momentos difíceis. Em um momento no qual o contato físico está restrito, a infraestrutura digital se expande, o uso de IoT, IA e Big Data se torna maior e a vida on-line ganha mais destaque, pois inovar é fundamental.

Quais soluções tecnológicas ajudam nesse momento de diminuição das interações humanas?

As áreas de saúde, em geral, são voltadas para especialistas que lidam tanto com pessoas quanto com tecnologia. Afinal, é praticamente impossível atuar sem contar com ambos. Porém, com as restrições advindas da pandemia, é preciso reinventar a forma de lidar com interações humanas — é aí que a transformação digital na radiologia e odontologia entra. A seguir, serão pontuadas algumas soluções tecnológicas que minimizam os impactos da pandemia no setor.

Telerradiologia/teleodontologia

A telessaúde, que aborda radiologia, odontologia e demais áreas, é um dos maiores exemplos de ferramentas tecnológicas que são aprimoradas pela transformação digital. Ela permite que os atendimentos sejam feitos de forma remota, ou seja, sem a necessidade de visitas presenciais e por meio de telas.

Enquanto ela já se mostrava uma tendência para a sociedade ágil pré-pandemia seu uso aumenta cada vez mais agora. O uso de chatbots para direcionar pessoas aos cuidados ideais, de inteligência artificial para sugerir soluções para cada caso e softwares de consulta de laudos e traçados digitais são exemplos disso.

Trabalho remoto

Se os pacientes podem ser consultados a distância, isso significa que os especialistas também podem realizar seus atendimentos remotamente. Diversos softwares de gestão permitem que isso seja realizado com organização, eficiência e responsabilidade. Alguns exemplos de serviços que podem ser executados por meio deles incluem:

  • cadastro de pacientes;
  • data rooms para acesso de dentistas às documentações;
  • integração com câmeras e aparelhos de raio-x;
  • gerenciamento de grupos para contato com outros profissionais;
  • suporte por voz;
  • navegação 3D;
  • backup automático em nuvem, entre outros.

Com tantas tecnologias à mão, a execução de atividades rotineiras das áreas se torna mais simples e garante conforto e eficácia ao cuidado com o paciente. Além disso, gestores que visam manter a administração de sua clínica em dia durante a pandemia têm acesso a sistemas de gerenciamento ERP que reúnem soluções diversas em um só local.

Utilização de arquivos digitais

Os arquivos digitais são peças fundamentais aprimoradas pela transformação digital na radiologia e odontologia. Por meio deles, a distribuição é feita sem contato humano, ou seja, o colaborador não precisa levar os exames para o dentista, por exemplo. Dessa forma, os arquivos não passam de mão em mão, reduzindo vetores de contaminação durante a pandemia, por exemplo. No mais, o digital possibilita acesso a recursos que facilitam a experiência no diagnóstico como:

  • filtros;
  • zoom, brilho e contraste;
  • arquivos que chegam em tempo real;
  • baixa espera para entrega dos exames;
  • visualizador de anamneses etc.

Serviços de nuvem

Há muito os serviços de nuvem revolucionam o armazenamento e o backup de arquivos. Com o tempo, a quantidade de informações que passaram de armários e pastas físicas para o cenário digital só aumentou. A tecnologia, inclusive, ampliou o acesso da população a serviços de todos os tipos, aumentando o número de clientes e pacientes.

Consequentemente, expandiram-se, também, os bancos de dados das empresas e consultórios. Isso exigiu que novas soluções fossem encontradas para armazenar informações sem riscos e com organização. Contudo, durante a pandemia, o destaque do Cloud Computing se torna ainda maior. Ele:

  • permite que arquivos como pdfs, tomografias e raio-x sejam anexados;
  • garante dados sempre disponíveis e seguros;
  • amplia o espaço disponível para salvar dados;
  • torna todo os processos de categorização e inteligência documental mais simples.

Quais são as perspectivas futuras?

As facilidades citadas não culminam apenas em maior conforto para profissionais e pacientes. Conforme sua capacidade e eficácia se expandem, os custos são reduzidos e a gestão de tempo é otimizada. Dessa forma, os especialistas e gestores empresariais conseguirão, no futuro, dedicar ainda mais de seu tempo a melhorar a qualidade do atendimento e levar consultas humanizadas e que considerem demandas individuais aos pacientes.

A transformação digital na radiologia e odontologia não para por aí. Dia após dia será possível perceber novidades e melhorias que impactarão o setor por bastante tempo — ou até que opções mais modernas surjam no mercado. As soluções Radio Memory são as melhores para se combater a crise causada pela pandemia. Elas oferecem com maestria os serviços citados ao longo deste conteúdo e trazem a inovação que o setor precisa nesse momento.

Se você deseja saber mais sobre o software da Radio Memory e garantir que os impactos da COVID-19 atinjam menos o seu negócio, entre em contato conosco e saiba como podemos tornar seu dia a dia profissional mais confortável e preparado para o futuro.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.