teleodontologia-radio-memory

Teleodontologia: o que é preciso saber sobre o tema? Entenda aqui

A era digital já é uma realidade na saúde e também ganha força com os atendimentos remotos na Odontologia. Estamos falando da teleodontologia, que ficou em destaque com a pandemia da Covid-19 e a impossibilidade de muitos pacientes se dirigirem presencialmente até o consultório.

Para normatizar o exercício profissional do cirurgião-dentista a distância, o Conselho Federal de Odontologia (CFO) publicou a Resolução CFO-226/2020, que apresenta as regras para esse tipo de atendimento de modo que seja seguro e tenha qualidade.

Quer saber mais sobre o tema? Então acompanhe nosso post, descubra a importância dessa tecnologia e as perspectivas de crescimento da teleodontologia!

O que é teleodontologia e qual sua importância?

Assim como a telerradiologia, que permite a emissão de laudos de exames a distância, otimizando o trabalho dos radiologistas e agilizando os tratamentos, a teleodontologia também é uma evolução importante na saúde.

É uma inovação que faz uso das tecnologias de comunicação e informação (TICs) para dar suporte clínico remoto (teleassistência) e também para promover a educação dos profissionais da área a distância (teleducação).

É um recurso importante, pois o cirurgião-dentista pode contar com uma segunda opinião a respeito do caso que está atendendo, trazendo mais qualidade a sua conduta. Para o paciente que está em tratamento, é uma maneira de ter o acompanhamento profissional mais acessível e também mais comodidade para receber a orientação de seu dentista.

Nesse caso, é preciso seguir algumas regras, como o registro de todas as informações desse atendimento on-line no prontuário e registro no e-mail, WhatsApp, telefone ou outro meio de toda a comunicação com o paciente.

Quais serviços odontológicos podem ser feitos a distância?

De acordo com as regras do CFO, os serviços permitidos na teleodontologia são o atendimento de pacientes em tratamento, no intervalo entre consultas, e a orientação de pacientes para o melhor momento de fazer o atendimento presencial.

O Conselho estabelece ainda que cabe ao dentista determinar o valor que será cobrado pelo serviço realizado de forma on-line.

Proibições

Fica proibido o exercício da Odontologia remoto para a realização de consulta, diagnóstico, e elaboração de plano de tratamento. O dentista também não pode fazer a prescrição de receitas a distância. Nesse ponto, o CFO informa que aguarda o desenvolvimento de uma plataforma on-line com certificação digital para realizar esse processo com segurança.

Quais as perspectivas de crescimento da teleodontologia no Brasil?

A teleodontologia ainda é um campo novo no Brasil, mas que ganha cada vez mais impulso com o desenvolvimento de novas tecnologias que facilitam o contato do dentista e paciente a distância e também a troca de informações entre os profissionais.

Apesar de não substituir o atendimento presencial, que tem um caráter intervencionista, é uma ferramenta que vai ganhar força, agilizando na etapa de orientação de pacientes ou para tirar dúvidas de pessoas que estão em tratamento.

Pré-atendimento

É possível pensar no uso das tecnologias na Odontologia no pré-atendimento, por meio de aplicativos em que o paciente preenche seus dados pessoais e de saúde antes da consulta, disponibilizando automaticamente essas informações ao cirurgião-dentista.

Com a pandemia do novo Coronavírus, surgiu uma boa oportunidade para colocar em prática a teleodontologia, uma nova forma de o dentista atender o público e discutir casos clínicos com outros profissionais.

Gostou das informações deste post? Já que estamos falando do uso de recursos digitais na Odontologia, entenda também sobre a LGPD no campo da saúde!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.