Como as clínicas de radiologia odontológica estão reagindo ao coronavírus?

No final de 2019, surgiu uma preocupação mundial: a China enfrentava um inédito inimigo da saúde, o novo coronavírus. Logo após, em 11 de março de 2020, a Covid-19 foi considerada uma pandemia pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Nessa situação de ameaça e incerteza, fica a dúvida: como os serviços de saúde, como as clínicas de radiologia odontológica, devem continuar trabalhando em um cenário tão alarmante?

No Brasil, por exemplo, até o dia 22 de agosto, havia 3.532.330 de casos confirmados e 113.358 mortes. É, portanto, ainda motivo de muita preocupação por aqui. Então, para auxiliar na proteção dessa doença, desenvolvemos este post.

Continue a leitura e entenda como devem ser feitos os atendimentos e quais as responsabilidades dos profissionais de saúde bucal na pandemia. Ainda, veja os cuidados necessários para evitar o novo coronavírus, seguindo as boas práticas preconizadas no manual do Conselho Federal de Odontologia (CFO)!

Como estão sendo feitos os atendimentos nas clínicas de radiologia odontológica?

A pandemia do novo coronavírus é uma crise sem precedentes, que atinge todos os setores da economia, inclusive a área da saúde. Hoje, o importante para as clínicas de radiologia odontológica é continuar agindo com cautela, visto que o índice de contágio em todo o Brasil ainda é muito alto.

Para tanto, é essencial redobrar os cuidados com a limpeza, para evitar a transmissão e zelar pela proteção das equipes de saúde e dos pacientes. Isso porque, os profissionais de saúde bucal são os mais expostos à transmissão desse vírus, que ocorre facilmente pelo ar, contato e gotículas de saliva.

Nesse sentido, a recomendação mais importante é restringir os horários de atendimento, reduzindo os eletivos e priorizando as urgências. Além disso, é necessário que, se possível, o paciente não vá com acompanhante, para evitar um fluxo maior de pessoas na clínica.

Então, fique sempre atento às orientações e boletins do Conselho Regional de Odontologia na sua região. Acompanhe de perto também as recomendações da Associação Brasileira de Radiologia Odontológica (ABRO).

Atenção a casos de sintomas

Outro ponto importante é que os profissionais devem orientar o público a não procurar o atendimento de radiologia odontológica (mesmo para urgências) em caso de apresentar sintomas, como febre, catarro, tosse, espirros ou garganta irritada. Isso também vale para os dentistas e radiologistas: havendo qualquer um desses sintomas, o indicado é ficar em casa, para não expor outras pessoas a um possível contágio da Covid-19.

Quais as responsabilidades e expectativas dos profissionais de saúde bucal na pandemia?

Em muitas cidades brasileiras, devido ao aumento do número de casos confirmados, o atendimento ao público não está ocorrendo. Desse modo, as clínicas devem pensar em estratégias de gestão e marketing, como decidir o número de colaboradores que trabalharão presencialmente, se é o momento de dar férias ou apenas suspender o trabalho de parte da equipe. Nesse ponto, vale conversar com o contador da empresa para receber a melhor orientação.

Ainda, é necessário verificar quais setores podem trabalhar em home office, por exemplo, os radiologistas que realizam laudos on-line, para que os serviços não fiquem parados. Os gestores também precisam pensar em obtenção de linhas de crédito junto a bancos, renegociação de dívidas ou de contratos de aluguel, fazer ajustes com fornecedores, entre outros pontos, para passar por esse momento de maneira sustentável.

Em meio a tantas incertezas, não há outra saída: é preciso ter otimismo e pensar que a paralisação dos trabalhos é essencial para frear o avanço do novo coronavírus, aguardando que a rotina do país volte ao normal quanto antes.

Outra recomendação importante para os profissionais de saúde bucal é utilizar o tempo em casa para procurar qualificação, como cursos on-line, a fim de aproveitar essa fase para oferecer um serviço ainda melhor quando tudo estiver normalizado.

Quais cuidados as clínicas devem tomar para evitar o coronavírus?

Para as clínicas de radiologia odontológica atenderem ao público com segurança, é fundamental seguir algumas recomendações. Muitos casos de Covid-19 são assintomáticos, então, mesmo que o paciente não apresente qualquer sintoma (como tosse ou febre), não quer dizer que ele está livre do vírus.

Reorganização do espaço para garantir o distanciamento social

A clínica de radiologia odontológica precisa fazer uma reorganização da sua recepção para garantir que os pacientes possam ficar distantes um do outro. O recomendado é que as pessoas consigam ficar distantes, pelo menos, 1,5 metro. Uma dica é selecionar os assentos em que o público pode sentar, colocando avisos de restrição.

Além disso, é necessário que o ambiente permaneça com as janelas abertas para que não seja preciso fazer uso do ar-condicionado, já que uma medida de prevenção é justamente a circulação do ar, a fim de reduzir as chances de transmissão da Covid-19.

Organização da agenda para evitar aglomerações

Além das mudanças em seu espaço, uma ação importante para evitar aglomeração na recepção é organizar a agenda da clínica, aumentando o tempo entre os atendimentos. Existe a possibilidade de uma redução no número de procedimentos diários, mas é uma medida necessária enquanto os casos da Covid-19 ainda permanecem altos no país.

Ainda, se houver algum imprevisto que resulte em atrasos para os procedimentos, é preciso que sua equipe tenha o compromisso de avisar o paciente com antecedência, orientando quanto ao horário adequado para ele comparecer à clínica.

Limpeza constante de objetos e superfícies tocados com frequência

Sabemos como as clínicas têm um cuidado excessivo com a limpeza, mas a recomendação é redobrar esses procedimentos para evitar a transmissão do novo coronavírus. Assim, é importante fazer limpeza constante em pisos, cadeiras, bancadas, maçanetas, telefones, banheiros, superfícies e outros objetos de uso constante.

Essa higienização pode ser feita com alguns produtos, como:

  • hipoclorito de sódio a 0,1%;
  • peróxido de hidrogênio a 0,5%;
  • álcool 70%.

Ainda, é importante colocar barreiras mecânicas, como filmes de PVC, em alguns itens, como:

  • botões de acionamento;
  • alças de refletores;
  • encostos de cabeça;
  • braços da cadeira.

Além disso, é recomendado pedir para o paciente fazer desinfecção dos seus calçados em tapete com desinfetante bactericida e também o uso de um protetor para o sapato (propé). Por último, disponha álcool em gel por toda a clínica, para que profissionais e pacientes possam higienizar as mãos frequentemente e de forma prática.

Utilização de EPIs

É necessário que os profissionais da clínica utilizem os Equipamentos de Proteção Individual (EPI), como máscara, avental descartável, luvas, óculos de proteção e protetor facial.

No caso da máscara, ela deve ser utilizada não só pelo dentista ou radiologista, mas também pelos profissionais da equipe que estejam próximos ao público, como recepcionista e colaboradores da limpeza. Contudo, o ideal é trocá-la a cada duas horas para que ela seja uma barreira de proteção eficaz.

Além desse item de proteção, é imprescindível reforçar a limpeza das mãos com água e sabão ao chegar da rua e também antes e depois de ter contato com os pacientes.

Limitação de procedimentos indutores de aerossóis

Para evitar riscos aos profissionais, é importante limitar os procedimentos que geram aerossóis. Se for necessário fazer esse serviço, é importante utilizar a máscara N95 ou PFF2 e também o protetor facial.

A medida de proteção é importante, pois o novo coronavírus permanece suspenso no aerossol, então, tenha também o cuidado de não retirar a máscara enquanto estiver no ambiente clínico.

Uso de ferramentas digitais

O novo coronavírus e todas as medidas para evitar sua transmissão trouxeram a urgência da adoção de ferramentas digitais pela clínica.

Pensando em sustentabilidade, é fundamental eliminar papéis, por isso, invista em softwares de radiologia odontológica para cadastrar os pacientes, as informações dos exames e, ainda, fazer a distribuição automática para os cirurgiões-dentistas.

Trata-se de uma medida que mostra a preocupação da clínica com o meio ambiente — a implantação da cultura paperless. Mas não é só isso, assim, você evita contaminações, traz agilidade para o fluxo de trabalho e garante mais qualidade no serviço, pois tem maior segurança das informações dos pacientes, já que elas ficam salvas na nuvem.

Portanto, essa é a hora para sua clínica dar um passo importante na atualização tecnológica, o que vai otimizar a rotina de atendimento, fidelizando os pacientes.

Restrição do uso de equipamentos compartilhados pela equipe

Vivemos um momento em que todo cuidado é pouco, logo, é necessário ter atenção aos detalhes. Uma dica é restringir o uso de itens e equipamentos compartilhados pela equipe da clínica de radiologia odontológica, por exemplo, telefone, interfone e mouse. Caso não seja possível, o recomendado é redobrar a limpeza desses aparelhos a cada uso.

Educação dos pacientes

Por fim, as clínicas de radiologia odontológica podem aproveitar o momento para educar seus pacientes quanto aos cuidados de higienização das mãos, além de orientar sobre a importância de evitar tocar nariz, olhos e boca e de ficar em casa o máximo possível.

Essas recomendações podem ser feitas via WhatsApp, SMS, e-mail ou, até mesmo, com a realização de campanhas pelas redes sociais da empresa.

A pandemia do novo coronavírus ainda traz muitas dúvidas e medos para profissionais de saúde bucal e também para as clínicas de radiologia odontológica. No entanto, é preciso pensar que será apenas uma fase, ou seja, um momento para pensar em adaptações no atendimento e na transformação digital do seu negócio. Assim, você consegue se planejar para retomar as atividades quando tudo estiver normalizado.

Então, já faz uso dessas dicas para que a sua clínica possa trabalhar em segurança? Fique por dentro de outros posts como esse: assine a nossa newsletter para receber conteúdos atualizados!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.