Fluxo de caixa para clínicas de radiologia: 5 dicas para controlar

É comum que gestores da área de radiologia se questionem em relação às melhores práticas de administração financeira. Um dos fatores fundamentais para obter sucesso nesse sentido está diretamente relacionado ao fluxo de caixa para clínicas — e é esse o tema abordado neste artigo.

É definido como fluxo de caixa, no segmento, o registro em torno das finanças que entram e saem do consultório do cirurgião-dentista. É essencial que o gestor entenda, além da importância da análise, quais são as maneiras mais adequadas de realizá-la.

Dessa forma, se você deseja alinhar periodicidade, organização e os melhores resultados para as finanças do negócio, prossiga com a leitura!

A importância do fluxo de caixa para clínicas de radiologia

O sucesso financeiro de qualquer organização está relacionada a um bom gerenciamento de caixa. É ele que norteia as melhorias, expansões e inclusões de novas tecnologias. Elas, por sua vez, aprimoram o conforto dos pacientes e a atuação ágil e eficiente dos profissionais. É preciso observar e otimizar:

  • entradas e saídas;
  • balanço de lucros e despesas;
  • margem de lucro esperada;
  • quantias disponíveis a fim de atingir a margem;
  • planejamentos de curto, médio e longo prazo etc.

Além de maximizar recursos financeiros, a gestão de fluxo de caixa para clínicas mitiga gargalos. Ela também minimiza falhas. Por fim, auxilia na produtividade da equipe e permite que o sucesso do negócio seja devidamente mensurado.

Dicas de controle de fluxo de caixa para clínicas

Antes de compreender quais são as melhores formas de controlar o fluxo de caixa, é imperativo que os administradores tenham em mente que essa é uma análise que deve ser feita constantemente. Ao, por exemplo, estimular metas para semanas, meses e anos, torna-se simples montar o mapeamento. Ele deverá ser seguido a fim de obter os melhores resultados.

1. Separe despesas profissionais e pessoais

A primeira dica para monitorar e aprimorar o fluxo de caixa para clínicas é o entendimento acerca das diferenças entre contas pessoas e profissionais. Uma forma interessante de delimitar dias para pagar contas do consultório, a equipe e você mesmo é contar com datas fixas.

Uma vez que todas as transações financeiras deverão ser registradas, é possível usar os exemplos de meses anteriores para catalogar o que é especificamente da clínica (como investimentos em marketing, manutenção e atendimento) e o que é individual.

2. Categorize as informações

Separar entradas, saídas, despesas e receitas é imprescindível para um bom fluxo de caixa. Essa atitude é especialmente relevante no momento de monitorar o sucesso da análise. Isso é dito uma vez que você poderá compreender, de forma individual, as tendências financeiras de cada área da clínica. Dessa forma, será capaz de cortar gastos desnecessários e realizar os investimentos adequados em melhorias.

3. Registre os dados financeiros

É fundamental reiterar a importância do registro de dados financeiros. Somente por meio de uma organização sólida que o gestor poderá coletar as informações necessárias a fim de investir em outras áreas de sua administração, como o direcionamento de verba para minimizar erros humanos, retrabalhos e falhas no atendimento.

4. Garanta um fundo de reserva

As reservas emergenciais não são úteis apenas no orçamento pessoal. Elas são imperativas nas clínicas e impedem que momentos de crise afetem bons resultados. Ademais, são capazes de atuar como solução de problemas imediatos — ou que só seriam investigados após um período de crescimento financeiro de médio e longo prazo.

5. Conte com o auxílio da tecnologia

A tecnologia é uma excelente aliada para organizar o fluxo, automatizar tarefas cotidianas, auxiliar na delegação de tarefas e garantir o backup automático de registros de caixa. Ela também ajuda na interpretação dos resultados e na realização de projeções financeiras a partir deles.

O controle adequado de fluxo de caixa para clínicas é essencial para que o gestor possa tomar as decisões certeiras no presente e atingir metas futuras. Com as dicas acima em mãos, se tornará mais fácil garantir que seus processos sejam realizados de maneira adequada.

Se você gostou deste conteúdo, não deixe de levar as informações a outros profissionais e compartilhe-o em suas redes sociais!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.