O que fazer para manter a organização em clínica de Radiologia?

Manter a organização em clínica de radiologia é uma atitude fundamental para o sucesso. Tomar as medidas ideais a fim de conquistá-lo impede tanto que seus pacientes tenham uma má impressão do local quanto que os colaboradores trabalhem com menor produtividade. Uma vez que algumas atitudes simples são capazes de auxiliar nesse sentido, é interessante conhecê-las.

Se você gerencia um espaço desse tipo, sabe que saúde e organização andam juntos, certo? Afinal, é improvável que alguém chegue em um espaço bagunçado, caótico e se sinta bem atendido. Ainda que pareça simples manter tudo em ordem, a prática pode ser um pouco diferente da teoria.

Se você deseja saber como realmente aprimorar os resultados e a imagem corporativa do espaço, continue a leitura!

Qual a importância da organização em clínica de Radiologia?

Papéis jogados pelo ambiente, colaboradores em constante pressa, cadeiras bagunçadas, lixo aparente… Mesmo que esse pareça um cenário diferente do visto em seu espaço, é inegável que, pelo menos uma vez, você já o presenciou. E ele tende a ser mais nocivo do que você imagina.

Locais desorganizados promovem desconforto em todas as pessoas presentes. Uma vez que a primeira impressão é a que fica, é difícil que seus pacientes desejem retornar à clínica se ela não causar uma sensação de segurança e demonstrar autoridade. É por esse motivo que se mostra tão importante organizar: a imagem dos serviços prestados está diretamente relacionada ao ambiente em si.

O que deve ser feito para melhorar a experiência do paciente?

Ao buscar que os pacientes cheguem à clínica e se sintam bem cuidados, é interessante que alguns itens já estejam à vista. Eles devem demonstrar, em um primeiro momento, que a equipe se preocupa com sua higiene. Por esse motivo, invista em deixar à mostra, por exemplo, álcool em gel.

Também é interessante que os colaboradores estejam usando máscara. Essa atitude indica cuidados com biossegurança e passa uma boa impressão de seriedade no atendimento. O profissional que os atenderá deve, impreterivelmente, estar usando o item.

Finalmente, é uma boa ideia oferecer a possibilidade de check-in digital. Além de criar vantagem competitiva, usando a tecnologia ao seu favor, você ainda oferecerá praticidade aos pacientes.

Além dessas, algumas atitudes diretamente ligadas a um espaço arrumado devem ser tomadas. Ao considerar que cada clínica funciona de uma forma, é importante aplicar as sugestões dadas a seguir em seu caso específico.

Como realizar a organização em clínica corretamente?

Um local devidamente arrumado vai além da estética. Ele leva em consideração o que é necessário para que a equipe também se organize. Em união, tanto os colaboradores quanto os gestores e líderes serão capazes de contribuir para um ambiente que aprimore resultados.

Crie processos para todas as funções

Uma equipe capaz de gerir a si mesma torna a realização das atividades essenciais à saúde da clínica mais fluida e funcional. A fim de auxiliar nessa tarefa, é interessante que cada atividade conte com orientações a serem seguidas. Pense, por exemplo, na recepção.

Ainda que não seja necessário entender tudo de radiologia odontológica para executar a função, ter ideias básicas em relação ao assunto auxilia o paciente em seu primeiro atendimento. Para conquistar um maior nível de excelência, oriente o funcionário em relação aos processos que devem ser usados e abordados nesse sentido.

Treine os colaboradores

Uma equipe que atua de forma alinhada tende a conquistar melhores resultados em relação ao time que trabalha no método “cada um por si”. É imperativo que seus colaboradores saibam quais são as boas práticas de organização em clínica e sejam capazes de ajudar uns aos outros a mantê-la ativa.

Mantenha a recepção organizada

Lembra que a primeira impressão é a que fica? No caso dessa área da clínica, a frase não poderia ser mais verdadeira. Um paciente que chega, em especial no seu primeiro atendimento, e se depara com um funcionário que não foi orientado por processos ou com um espaço bagunçado, não associará a clínica à autoridade e responsabilidade.

Pense nos itens de conforto para o paciente

Em termos de garantir bem-estar no pré-atendimento, duas dicas são interessantes. A primeira diz respeito a pensar no marketing sensorial do espaço. A fim de chamar a atenção de maneira positiva, analise itens como:

  • cor;
  • iluminação;
  • aromas;
  • temperatura;
  • assentos etc.

A segunda fala sobre a disponibilização de itens de entretenimento. Eles devem estar ao alcance na sala de espera e incluem:

  • tablets na recepção (com acesso à internet);
  • livros e revistas atualizadas;
  • TV;
  • gibis e quadrinhos para crianças se distraírem etc.

Quanto maior for o foco da organização da clínica nas possibilidades que a digitalização traz, mais o ambiente parecerá moderno e tecnológico. Isso tende a atuar como um benefício para quem busca atingir melhores resultados, uma vez que o local demonstrará cuidado com os pacientes e investimento em inovação.

A transformação digital já é realidade na maioria dos setores, inclusive na radiologia odontológica. Dessa forma, abraçá-lo é essencial e permite que você se mantenha competitivo no mercado.

Priorize a higiene do local

Um chão sujo ou superfícies empoeiradas passam a impressão errada. Observe também o banheiro, que deve contar com o máximo de higiene e organização possível. Lembre-se da sugestão de deixar álcool em gel sempre posicionado de forma estratégica. Além disso, mantenha os lixos trocados e os recipientes de sabonete cheios.

Adote um sistema de gestão

Em termos de organização interna, um software moderno e automatizado tende a ser a melhor escolha. Ele centraliza a informação, impede ruídos na troca de dados, aumenta a produtividade e facilita a gestão. Afinal, a delegação de tarefas fica mais ágil, a administração pode ser feita remotamente e qualquer gargalo se torna facilmente reportado, de imediato, para que seja solucionado.

A falta de organização em clínica de radiologia odontológica tende a impactar negativamente o relacionamento com o paciente. Ela causa má impressão e diminui as chances de fidelização. Sendo assim, não deixe de implementar as sugestões acima e de observar quais medidas contemplam as necessidades específicas de seu negócio.

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