Cirurgião dentista observa atentamente a tela de seu computador, realizando um planejamento virtual.

Planejamento Virtual na Odontologia Digital

Você sabe o que é planejamento virtual na odontologia? Esse método consiste basicamente em unir todos os dados de imagem recolhidos do paciente, possibilitando que tenhamos uma “cópia” exata da região a ser estudada em um ambiente digital. 

Dessa forma, é capaz simular o tratamento virtualmente e criar dispositivos que irão guiar o dentista na hora do procedimento, aumentando a previsibilidade do mesmo. 

Além disso, quando falamos de planejamento virtual na odontologia, estamos na fase do CAD, do termo CAD-CAM, em que CAD significa computer-aided design, ou em português, desenho assistido por computador.

Como é feito o planejamento virtual?

Depois de captadas as imagens digitais do paciente, abrimos e unimos essas imagens em um software. Com isso, pode-se unir a tomografia computadorizada com o escaneamento intraoral e o escaneamento facial, reproduzindo exatamente as características do paciente em 3 dimensões. 

Podemos melhor analisar sua estrutura óssea, dentária, tecido gengival e facial, por exemplo.

Porém, cada um destes exames gera um tipo de arquivo diferente, com extensões de arquivo também distintas. Exemplo: dicom ou .dcm para tomografia, .stl para escaneamentos intraorais e .obj para escaneamentos faciais. 

Além disso, o software escolhido para manuseio das imagens deve aceitar todos esses tipos de extensão para que sejamos capazes de unir essas imagens. Temos hoje disponíveis no mercado diversos tipos de software pagos e  gratuitos que permitem a realização de planejamentos de todos os tipos.

Quais os tipos de planejamento virtual mais comuns?

  • Planejamento de restaurações protéticas de todos os tipos: lentes de contato, onlays, inlays, ponte fixa, prótese sobre implante, etc;
  • Preparação de guias cirúrgicos: para cirurgia de implantes, cirurgia periodontal para aumento clínico , ortognáticas, cirurgias para prótese de ATM;
  • Planejamento de guias endodônticas: para acesso à câmara pulpar, acesso em casos em que há calcificação no conduto e cirurgia paraendodôntica;
  • Placas miorrelaxantes e protetores bucais;
  • Alinhadores ortodônticos.

Estes são os tipos de planejamento virtuais mais comumente utilizados. Mas as possibilidades são inúmeras, visto que essa tecnologia é recente, e a todo momento profissionais desenvolvem novas técnicas de trabalho junto das possibilidades que a odontologia digital oferece. 

Quais os benefícios do planejamento virtual?

Através das imagens tridimensionais do paciente geradas pelo planejamento virtual, temos mais informações de estruturas anatômicas, formas e alterações de qualquer tipo que esse paciente possa ter. 

Assim, o planejamento é feito de forma que podemos prever problemas antes que eles sequer ocorram, simulando previamente cada movimento antes do procedimento ser realizado, o que encurta o tempo cirúrgico e diminui os riscos dos procedimentos, levando ao paciente e ao dentista mais conforto na hora do atendimento. 

 Além disso, o paciente pode entender melhor o seu tratamento, vendo quais serão as etapas de trabalho e até a sua previsão final. 

Logo, um paciente informado tem mais confiança e se sente mais seguro ao realizar o tratamento. 

Conclusão

Em suma, vemos que o planejamento virtual é essencial nas práticas odontológicas. Além de agregar inúmeras vantagens ao seu trabalho, você encanta seu paciente, podendo fidelizá-lo com seu serviço.

Você já utiliza essa metodologia de trabalho em sua clínica? Conte nos comentários. Leia também outros artigos em nosso blog e fique por dentro do que há de mais moderno na odontologia digital.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.