Laudo de exames: terceirizar ou não? Confira a melhor opção para sua clínica

A temática da terceirização ou internalização do laudo de exames não é tão incomum nas clínicas de radiologia odontológica. Afinal, todos os dias, os profissionais da área e suas equipes buscam por formas de aprimorar o atendimento e o tratamento dos pacientes, otimizando, assim, seus próprios resultados.

Contudo, para saber qual é a melhor opção voltada ao seu negócio, é preciso entender mais sobre ambas. Neste artigo, vamos apresentar as vantagens e desvantagens de cada alternativa e auxiliar na escolha mais adequada às necessidades dos profissionais e usuários de seus serviços. Prossiga com a leitura e se aprofunde no assunto!

É possível terceirizar o laudo de exames?

Antes de começar a falar sobre o tema, é preciso ter em mente que a terceirização desse tipo de solução é mais que plausível. Assim como a maioria dos outsourcing — que representa nada mais do que um termo alternativo para a terceirização —, ela visa maximizar a atuação da equipe, tirando dela algumas responsabilidades que tomam tempo e gastam recursos e colocando-as nas mãos de especialistas no assunto.

Porém, na busca por eficiência, é fundamental que a terceirização de um laudo de exames seja realizada por um time competente. Portanto, ele deve manter a alta qualidade do serviço. Caso contrário, os pacientes podem perceber essa mudança e demonstrar sua insatisfação.

Esse, na verdade, é um dos maiores medos dos profissionais de radiologia odontológica em relação ao outsourcing. É por isso que muitos optam pela internalização, que será explicada a seguir.

Como funciona a internalização?

Enquanto a terceirização contrata uma equipe externa para lidar com um assunto específico do negócio, essa alternativa faz o contrário. Ela direciona profissionais internos à atividade e os deixa completamente responsáveis pelos resultados.

Ainda que essa medida mantenha todos os processos da clínica nas mãos de seus próprios colaboradores — o que tende a padronizar os serviços —, alguns obstáculos podem surgir de sua escolha.

É importante analisá-los e aplicá-los ao seu negócio em específico, compreendendo da maneira com a qual ele será afetado. Eles incluem:

  • demora para os pacientes acessarem os resultados;
  • dedicação contínua à capacitação dos profissionais, minando recursos;
  • limitação da quantidade de atendimentos;
  • falhas internas que afetam toda a empresa;
  • desvantagem competitiva etc.

É inegável que a terceirização de serviços de todos os tipos ganharam espaço nos últimos tempos. Essa realidade não é diferente na área de radiologia. Sendo assim, é provável que seus pacientes prefiram os serviços que já estão alinhados aos benefícios do outsourcing. Conhecê-los auxilia na compreensão do porquê disso.

Quais as vantagens da terceirização do laudo de exames?

Diferentemente da internalização, designar essa parte da clínica aos profissionais mais competentes disponíveis permite que o foco da equipe se direcione para os pontos que realmente importam na gestão.

Alguns exemplos disso incluem as melhorias contínuas no atendimento e a modernização do espaço. Outros detalhes serão discutidos a seguir.

Descentralização

Terceirizar os serviços de laudadores é um ideal que surgiu junto à telerradiologia. Ela, por sua vez, tende a facilitar o dia a dia de pacientes e profissionais. Isso é dito uma vez que não centraliza suas aptidões. Na verdade, permite que as consultas sejam feitas de maneiras diferentes das tradicionais.

Em outras palavras, ao apostar no outsourcing, as tarefas são tiradas do comando exclusivo da clínica. Elas também fogem da ideia do cirurgião-dentista como uma figura centralizadora. A depender do tradicionalismo ligado ao negócio, pode ser uma boa ideia apostar na internalização.

Contudo, aquelas que desejam ser vistas de forma moderna e otimizada se beneficiam da terceirização de laudos de exames.

Gestão de recursos

É inegável que o custo de manutenção de uma equipe interna é maior que os pagamentos (em geral, mensais) de profissionais terceirizados. Nesse sentido, é preciso que os gestores e líderes analisem as capacidades financeiras da clínica. Em seguida, devem alinhá-las ao que mais faz sentido às necessidades dos pacientes.

Dessa forma, é possível concluir que os negócios que desejam otimizar seus recursos ou direcioná-los para outras áreas do negócio tendem a aproveitar melhor a terceirização. Afinal, ela promove uma maior economia. Já os que não colocam a maximização do fluxo de caixa como uma prioridade do momento podem contar com a internalização.

Produtividade

Outro ponto irrefutável é que, quanto menos tarefas uma equipe tem em mãos, mais tempo ela tem disponível para se dedicar aos afazeres prioritários. Sendo assim, minimizar as tarefas relacionadas aos laudos de exames é algo capaz de mudar o foco dos colaboradores e colocá-lo no que realmente importa.

Esse é um ponto interessante a se discutir. Ele é crucial para decidir se a internalização ou o outsourcing são as melhores opções no caso de cada negócio. Afinal, a primeira opção delega toda a responsabilidade pelos laudos à própria equipe.

Rapidez na prestação de serviços

Ainda que haja um setor responsável pela entrega de resultados, é provável que demore dias ou, em alguns casos, semanas para que os pacientes façam o acesso. Afinal, esse pode ser um processo complexo e que demanda atenção. Ao terceirizar a tarefa, uma maior agilidade na obtenção dos laudos tende a ser vista.

Isso, por sua vez, culmina em pacientes satisfeitos. Também faz com que um maior volume de pessoas passem pelo atendimento necessário todos os dias. Afinal, quanto mais laudos ficarem parados nas mãos do time, maior tenderá a ser o atraso na entrega.

Se a ideia é manter todos os processos nas mãos de uma só empresa, a internalização é a melhor opção. Contudo, se a otimização dos resultados e do tratamento estiverem em foco, a terceirização é a alternativa adequada.

A emissão e análise do laudo de exames é parte fundamental do trabalho de profissionais de radiologia odontológica. Ao conferir vantagens e desvantagens tanto da internalização quanto do outsourcing, torna-se simples tomar a decisão e adotar o método apropriado. O Studio 3 é o mais moderno, completo e avançado sistema para clínicas e oferece suporte aos laudadores terceirizados. Caso essa seja a sua escolha, conte com ele!

Ficou interessado nas inovações capazes de maximizar as soluções entregues aos pacientes? Então, não deixe de entrar em contato com a Radio Memory e conhecer as soluções que temos para seu negócio!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.