Entenda como funciona o laudo digital na área de radiologia odontológica!

A radiologia odontológica se moderniza a cada dia. Serviços que costumavam demorar horas (e, até mesmo, dias para serem executados) passaram a ficar prontos em minutos. Muito dessa otimização está relacionado à digitalização de processos, como no caso do laudo digital. Ele é parte de uma grande revolução na área e se mostra uma forte tendência.

Entender de que maneira essas soluções ganharam uma nova roupagem por meio da transformação digital é importante para aprimorar os resultados de sua clínica. Afinal, elas levam maior praticidade e conforto tanto aos gestores, líderes e colaboradores quanto aos pacientes.

Se você deseja entender mais sobre a telessaúde e o papel que os laudos compõem em relação a ela, confira as informações deste conteúdo!

O que é a radiologia digital?

Durante décadas, a única forma de captação de imagens bidimensionais do corpo humano se dava por meio da radiologia convencional. Com a chegada dos serviços eletrônicos, isso mudou. Ela fez com que se tornasse possível emitir menos raios-x para que resultados com o mesmo nível de detalhamento do passado fossem obtidos.

Em outras palavras, essa inovação transformou as consultas. Ela culminou em processos maximizados em agilidade e conforto. Isso acontece uma vez que o paciente recebe uma carga de radiação muito menor e segura a fim de solucionar seus problemas.

Além disso, os resultados são transferidos de forma imediata ao computador do profissional. Então, ele se torna capaz de lidar com os laudos de maneira aprimorada em termos de rapidez e eficiência.

De que forma o laudo eletrônico tem revolucionado o setor?

Obstáculos geográficos sempre foram problemas para as populações que residem longe de grandes centros. Isso costumava dificultar a possibilidade de se consultar com seus profissionais favoritos, além de demandar gastos com transporte. A demora no acesso dos resultados de exames, a fim de obter as devidas recomendações, também se mostrava um desafio.

Com o advento do laudo digital, tudo mudou. Esse documento, desde que assinado de maneira eletrônica, conta com validade jurídica e pode ser compartilhado. Dessa forma, permite que especialistas acessem resultados e norteiem quem busca por serviços odontológicos, independentemente de sua localização.

Com os dados dos pacientes em mãos, os profissionais realizam análises, guardam — na nuvem — informações a serem usadas nas próximas consultas, ficam a par das especificidades de cada consultado e oferecem os devidos cuidados remotamente. Tudo isso sem que ele e o paciente precisem estar presentes na unidade de realização do exame.

Como funciona o laudo digital?

Para acessar as vantagens desse tipo de documento eletrônico, que incluem segurança, redução de custos e mobilidade facilitada, é preciso contar com a telessaúde. Essa é uma área que abraçou a transformação digital na radiologia odontológica. Assim, permitiu que grande parte do suporte que os pacientes precisam fosse dado à distância.

Dessa forma, diagnósticos, laudos, exames e a emissão de documentos se tornaram muito mais práticos e simplificados. Para se aprofundar no assunto, é interessante conferir alguns detalhes referentes a ele. Uma vez que diversos fatores são otimizados por meio de sua aplicação, alguns deles serão abordados e permitirão que você entenda a revolução ocasionada no setor.

Exames

O uso do laudo digital promove a integração de tecnologias e da informação. Afinal, por meio dele, toda e qualquer orientação dada ao paciente é anexada ao prontuário, o que oferece a ele um atendimento objetivo e completo. Ao acessar o histórico de exames de alguém, o profissional se torna capaz de oferecer as devidas recomendações mais rapidamente.

Além disso, são reduzidos os gastos com o armazenamento físico de documentos. Eles ficam disponíveis na nuvem e podem ser acessados por quaisquer profissionais autorizados que precisem deles. Os pacientes, por sua vez, conquistam a liberdade de ser atendidos por seus profissionais favoritos.

É importante reforçar a necessidade de contar com a assinatura digital para que o processo citado tenha validade. Com ela em mãos, qualquer dispositivo registrado dará acesso aos exames.

Legislação

Para regular o laudo digital, a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) instituiu a resolução RDC 30/2015. É ela que fala sobre a necessidade de contar com a assinatura digital a fim de lidar com a segurança e a autenticidade dos dados. Uma vez que pode ser compartilhado amplamente, o documento deve estar coerente com o exame e com as recomendações dadas ao paciente. Por meio da resolução, evitam-se as adulterações.

Operacional

Os gargalos presentes na troca de dados entre funcionários tendem a impactar o bom andamento da clínica. Eles são frutos de ruídos na comunicação e da negação da cultura paperless.

A digitalização cumpre um enorme papel ao mitigar esse tipo de falha, uma vez que permite que os dados sejam armazenados na nuvem e que softwares de qualidade orientem a gestão da informação.

Esses pontos promovem facilidade na hora de administrar a clínica e de trabalhar com foco no core business — em vez de dedicar tempo a retrabalhos e à capacitação repetitiva da equipe.

Uso da voz

Outra inovação relacionada à radiologia digital é o laudo por voz. Ele automatiza processos e agiliza a chegada das soluções necessárias ao paciente. Essa modernização se tornou possível por meio da digitalização do áudio, que evoluiu e possibilitou o reconhecimento por voz de profissionais autorizados.

Dessa maneira, eles são capazes de reduzir o tempo de emissão do laudo digital e contam com vantagens diversas. Um exemplo disso é a dispensa de profissionais de digitação e transcrição, o que reduz gastos. Ademais, os erros são minimizados — não só pela maior clareza das informações passadas do especialista ao paciente, mas também em termos da qualidade do áudio enviado.

São muitas as vantagens relacionadas ao laudo digital. Ele não facilita apenas a vida dos profissionais de radiologia odontológica como também a de pacientes, em especial os que contam com dificuldades de mobilidade. Quem deseja ter essa facilidade deve levar tecnologia e inovação para sua clínica, aceitando a transformação digital e trabalhando a cultura organizacional a fim de implementá-la. Assim, os melhores resultados surgirão!

Gostou do conteúdo? Se você ainda ficou com alguma dúvida em relação ao assunto ou deseja enriquecer a discussão, não deixe de comentar abaixo!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.