Saiba mais sobre telediagnóstico e as suas aplicações!

Se você é um profissional que aproveita as facilidades que a transformação digital oferece ao cenário de radiologia odontológica, é provável que já tenha ouvido falar em telediagnóstico. Contudo, se esse não é o caso, não se preocupe. Neste conteúdo, os principais tópicos sobre o assunto serão abordados, facilitando o entendimento em relação a como ele se aplica ao dia a dia dos profissionais.

A tecnologia e a radiologia estão intimamente ligadas. É por esse motivo que se mostra extremamente importante atentar-se às principais tendências do setor. Ao compreender de que maneira é possível facilitar os diagnósticos, promover simplicidade no atendimento aos pacientes e otimizar a gestão de tempo, torna-se mais simples abraçar esse tipo de inovação. Não deixe de conferir os avanços da telessaúde e prossiga com sua leitura!

O que é e como surgiu o telediagnóstico?

Em poucas palavras, esse termo diz respeito à avaliação de exames e a emissão de laudos por meios digitais. Essa facilidade permite que o paciente não precise estar pessoalmente na clínica de radiologia odontológica para que seja encaminhado ao tratamento adequado às suas necessidades. Dessa forma, aqueles que estão distantes dos profissionais ou que não são capazes de se deslocar garantem acesso à saúde e segurança.

Ainda que tenha chegado de maneira relativamente recente ao Brasil, em meados de 1994, essa inovação parece existir desde o século XIX. Afinal, durante a Guerra Civil Americana, era preciso enviar informações de locais remotos a especialistas capazes de lidar com situações específicas.

Atualmente, diversos programas regionais, intermunicipais e estaduais abraçam esse tema, o que propõe melhorias nos diagnósticos à distância tanto na esfera privada quanto pública.

Como o telediagnóstico funciona?

As investigações e avaliações realizadas dependem de internet para funcionar. Contudo, podem ser analisadas por meio de qualquer dispositivo, o que leva praticidade aos profissionais e pacientes. A única regra é a utilização de plataformas homologadas pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância).

Por se tratarem de imagens digitalizadas, é preciso, apenas, que a visualização seja detalhada e conte com clareza. Dessa forma, ao receber o exame ou emitir o laudo em questão, o especialista é capaz de chegar a um diagnóstico preciso e oferecê-lo a quem precisa. Os dados são armazenados na nuvem e, assim, estimulam a cultura paperless e a segurança.

Exames laboratoriais, clínicos e hospitalares estão inclusos na gama de documentos contemplados pelo telediagnóstico. Isso faz com que pacientes que vivem em regiões remotas sejam orientados independentemente de obstáculos geográficos. Eles se tornam capazes, também, de escolher o profissional mais adequado às suas demandas.

Quais são os desafios para a sua implantação?

As maiores dificuldades encontradas na implementação de sistemas inovadores é percebida por parte das clínicas. Mesmo que compreendam a importância de abraçar a transformação digital, muitas não priorizam esse aspecto ou sentem que não estão preparados para a implementação de inovações. Afinal, são passos que demandam a capacitação de colaboradores e mudanças na cultura organizacional a fim de se estabelecerem com sucesso.

Contudo, a hora é agora. Em um mundo globalizado, é requisitado, por parte de todos os setores, que as barreiras entre clientes, pacientes e as soluções direcionadas a eles sejam quebradas. A exigência se torna cada vez maior — e atendê-la permite que bons negócios continuem a operar.

Aceitar modernizações no cenário da saúde é fundamental para todos os profissionais, inclusive os de radiologia odontológica. Ao fazê-lo, diversas vantagens tendem a ser percebidas.

Elas otimizam a clínica e aprimoram seus resultados. A fim de garantir maior satisfação, é fundamental equipar todos os setores. Em outras palavras, é preciso trabalhar a aceitação desse tipo de novidade em seu caso específico, observando pacientes e colaboradores.

De que forma o telediagnóstico pode ser aplicado na odontologia e quais os benefícios?

A implantação de sistemas à distância deve ser realizado por meio de auxílio profissional. Especialistas no assunto são capazes de analisar as necessidades específicas de seu negócio (bem como de seus pacientes) e organizar as melhores soluções a fim de aplicar as mudanças sem a presença de gargalos. Diversos benefícios advém disso. Confira-os!

Redução de custos

Por parte dos pacientes, os gastos se tornam muito menores por meio da adoção dos diagnósticos digitais. Afinal, eles não precisam arcar com despesas de deslocamento e transporte.

Contudo, a minimização de gastos também é percebida na gestão da clínica. Ela economiza ao dispensar a contratação de profissionais de diferentes áreas, acessando seus laudos digitalmente e, assim, otimizando recursos.

Agilidade

Em especial nos espaços com condições precárias de saúde básica, a emissão de laudos pode tomar tempo e esse período de ociosidade é maléfico aos pacientes e especialistas. Por meio da digitalização, a rapidez no processo atua como um excelente benefício.

Os resultados de exames e seus laudos são entregues com agilidade e contemplam urgências. Assim, o tempo não se torna um fator negativo e não impede o início imediato de tratamentos em casos sérios.

Troca de informações

Muitas áreas da saúde estão conectadas. Ainda que estejam distantes da radiologia odontológica, é possível que os especialistas em dermatologia, cardiologia ou oftalmologia tenham contribuições interessantes a fazer a fim de otimizar desde a gestão das clínicas até o atendimento a pacientes. Sendo assim, a troca de dados entre profissionais é rica e facilitada pela digitalização.

Acessibilidade

O acesso global à saúde é um dos maiores desejos dos profissionais da área. Com o telediagnóstico, ele se torna próximo. Comunidades que vivem distantes de regiões metropolitanas, por exemplo, passam a esperar menos para acessar soluções ideais aos seus casos. Assim, garantem um diagnóstico ágil.

A universalização do acesso à tecnologia é benéfica a todos. Na radiologia odontológica, ela se mostra ainda mais importante, uma vez que traz vantagens a profissionais, pacientes e comunidades carentes.

A implementação de modernidades como o telediagnóstico depende, entre outros fatores, da capacidade das clínicas de aceitarem e abraçarem a transformação digital. Dessa forma, é essencial adaptar a cultura e a capacitação dos colaboradores a ela a fim de coletar os melhores resultados possíveis!

Se você deseja se manter informado em relação aos avanços da área, receba informações constantes em seu e-mail. Para isso, basta assinar nossa newsletter!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

1 Comentário

  1. Parabéns pela competência no caráter tecnológico e inovador!!

    A Odontologia merece a melhor direção na qualificação de atenção, desde o Diagnóstico, até à excelência final de todos e quaisquer Tratamentos nas demandas da Saúde Oral, de forma Integral, abrangendo a precisão de atuação em todo o Sistema Estomatognático, otimizando as questões Esqueléticas, Miofaciais, Articulares, Ligamentares, Ortopédicas ou MaxiloFaxiais, nos Planejamentos Reconstrutivos Maxilo Faciais, nos aspectos: Funcional, Oclusal e Estética, com uma abordagem Multidisciplinar.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.